Pular para o conteúdo principal

Pela 1ª vez, cientistas descobrem galáxia sem 'matéria escura'


Cientistas determinaram a velocidade dos objetos dentro da galáxia NGC1052-DF2 e chegaram à conclusão que formação é desprovida de matéria escura (Foto: Gemini Observatory/NSF/Aura/W.M Keck Observatory/Jen Miller/ Joy Pollard)

Descoberta muda paradigma na astronomia. O consenso até agora estabelecia que toda galáxia necessariamente possuía uma misteriosa massa invisível.

oda galáxia tem uma matéria escura. Pelo menos é o que se pensava até a descoberta da galáxia NGC1052-DF2, que foi apresentada na "Nature" nesta quarta-feira (28). A partir de cálculos complexos, astrônomos chegaram à conclusão que a formação é a única até agora sem uma misteriosa matéria invisível.

Grosso modo, pode-se dizer que a matéria escura é o seguinte: cientistas acreditam que há um material dentro das galáxias que impulsionam o seu movimento, mas como não sabem ainda o que é, definiram esse material como "matéria escura". Eles também hipotetizam que antes de ter estrelas e planetas, toda a galáxia tinha essa formação em seu interior.

"Encontrar uma galáxia sem matéria escura é algo inesperado porque essa misteriosa substância invisível é o aspecto mais dominante de qualquer galáxia", disse Pieter van Dokkum, autor do estudo e pesquisador da Universidade de Yale (EUA), em nota.
A descoberta é particularmente importante porque o conceito de matéria escura também está relacionado à explicação dos movimentos das galáxias. No universo, o movimento está relacionado à massa -- quanto maior a massa de um objeto, maior a pertubação que ele provocará em seu entorno.

Assim, a velocidade do movimento das galáxias é estimado pela massa dos astros e estrelas, planetas. Se a velocidade não for correspondente à massa desses elemento visíveis, astrônomos supõem que há outros elementos ainda não identificados pela ciência que ajudam a impulsionar a velocidade; por isso, a "matéria escura".

A Via Láctea, por exemplo, galáxia no qual o nosso Sistema Solar está inserido, possui 30 vezes mais matéria escura que "matéria normal".

Apesar de invisível, a matéria escura não é uma teoria. Cientistas têm maneiras de observá-la: seja por meio de sombras; seja por meio de interações gravitacionais com o entorno.

Por esse motivo, um dos elementos que mostraram que a galáxia NGC1052-DF2 não possui matéria escura é que as evidências indiretas que indicam a existência da matéria escura não foram observadas.

Outros elementos que reforçam a hipótese dos pequisadores:
Cientistas verificaram que os objetos da galáxia se moviam mais lentamente -- com isso, uma das possibilidades é que ou a massa no interior da galáxia é pequena, ou ela é desprovida de matéria escura.

Em uma segunda fase dos cálculos, os cientistas estimaram que toda a massa da galáxia é correspondente às estrelas visíveis -- um indício de que há pouca ou nenhuma matéria escura na NGC1052-DF2.

Além de entender melhor a formação de NGC1052-DF2, uma consequência da pesquisa é que ela trouxe mais evidências para provar a existência da matéria escura. Autores também demonstraram que essa misteriosa massa também pode ser separada das galáxias.

"Esta descoberta mostra que a matéria escura é real e tem sua própria existência separada", disse van Dokkum.
Um outro ponto levantado pela pesquisa é que a descoberta questiona a própria formação das galáxias. Como astrônomos acreditam que as galáxias primeiro formaram a matéria escura, a pesquisa traz evidências sobre a possibilidade de haver uma outra maneira pela qual as galáxias se formam.



FONTE: G1.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s