Pular para o conteúdo principal

Técnica pioneira edita o DNA diretamente no corpo do paciente



Por: Kristen V. Brown

Pela primeira vez, cientistas editaram DNA diretamente no corpo do paciente, mudando permanentemente seu genoma humano na tentativa de curar uma doença genética. A notícia, divulgada nessa quarta (15) pela Associated Press, representa um novo marco para a ciência.

Tratamentos que alteram a genética de pacientes têm progredido no último ano, mas estes tratamentos fazem a alteração genética fora do corpo humano para depois transferir as células modificadas de volta para o paciente. Isso permite aos médicos garantir que o tratamento não causará efeitos colaterais quando inserido no corpo do paciente, mas o método também limita o tratamento a condições como o câncer de sangue, já que as células podem facilmente se alterar externamente.

A Associated Press explica que na segunda (13), Brian Madeaux, 44, recebeu bilhões de cópias de genes corretivos em seu corpo por terapia intravenosa. Junto disso, o paciente também recebeu uma ferramenta genética conhecida como proteína dedo de zinco, projetada para cortar o DNA precisamente no local correto para receber os novos genes. Madeaux é portador da Síndrome de Hunter e não possui uma enzima que quebra certos carboidratos. Se tudo correr bem, o gene corretivo chegará até o fígado do paciente, onde a proteína dedo de zinco cortará o gene responsável por esta condição e inserirá a nova cópia. Com o gene correto, o corpo de Madeaux poderá produzir esta crucial enzima.

Este tratamento inédito é feito pela Sangamo Therapeutics. Madeaux foi tratado no Hospital Infantil Benioff da Universidade da Califórnia em São Francisco, em Oakland. Ele é o primeiro paciente no teste clínico que usa a técnica com proteínas dedo de zinco (uma antiga alternativa a técnica CRISPR) para tratar a Síndrome de Hunter. Dois testes adicionais que usam a mesma técnica de edição genética do fígado para tratar hemofilia B e a Síndrome de Hurler estão a caminho.

A Associated Press escreve que apenas 1% das células do fígado de Madeaux precisam ser corrigidas para efetivamente tratar a doença. Em três meses, os médicos saberão com certeza se o tratamento funcionou.

Mas, assim como qualquer tecnologia, consequências imprevistas podem acontecer.

“Quão garantida é a tecnologia?” disse a Associated Press Dr. Carl June, cientista da Universidade da Pensilvânia que não esteve afiliado ao estudo. “Estamos apenas aprendendo”.

[Associated Press]

Image de topo: Micah Baldwin/Flickr

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s