Concepção artística de GJ 273b, mundo para o qual foi direcionada a transmissão
Iniciativa partiu do METI, sigla que significa Mensagem para Inteligência Extraterrestre, também conhecido como SETI Ativo
A mais conhecida transmissão enviada para possíveis civilizações alienígenas é a Mensagem de Arecibo, enviada em 1974 através do radiotelescópio de Arecibo em Porto Rico. Composta por Frank Drake e outros pesquisadores, a transmissão foi direcionada ao aglomerado globular M13, a 25.000 anos-luz de distância. Esse tipo de experimento é conhecido como METI, sigla para Mensagem para Inteligência Extraterrestre. Já o conhecido programa SETI significa Busca por Inteligência Extraterrestre, e se concentra em somente captar possíveis transmissões de civilizações alienígenas.
A realidade incontestável das imensas distâncias interestelares, o que demandaria tempo considerável para uma troca de mensagens via rádio entre duas civilizações, mais o temor de que transmissões deliberadas poderiam atrair alienígenas hostis, algo que tem sido expresso em diversas ocasiões por, entre outros, o astrofísico Stephen Hawking, têm mantido a controvérsia em torno do METI. Contudo o projeto persiste, e uma nova mensagem foi enviada nos últimos dias 16, 17 e 8 de outubro utilizando o radiotelescópio de 32 m de Tromso, na Noruega. A transmissão foi direcionada para a estrela GJ 273, uma estrela anã vermelha também conhecida como Estrela de Luyten, e que dista somente 12,36 anos-luz de nós.
Esse sistema possui dois planetas confirmados, e GJ 273b, uma super-Terra com massa cerca de três vezes maior que a da Terra, reside dentro de sua região habitável, permitindo que na superfície desse mundo possa existir água líquida. O objetivo da transmissão, de acordo com o presidente do METI Douglas Vakoch, é não somente provocar uma resposta de possíveis alienígenas ali residentes, como lançar a fundação de um esforço de longo prazo. Vakoch disse: "É um protótipo do que pensamos que iremos precisar fazer 100, 1.000 ou um milhão de vezes. Para mim o maior sucesso será se, daqui a 25 anos, alguém de nossa equipe se lembrar de verificar se obtivemos resposta". Um pouco menos de 25 anos seria o tempo para a transmissão chegar a GJ 273b e algum alienígena ali residente decidir responder quase imediatamente.
AMPLIANDO A EXPERIÊNCIA HUMANA
Douglas Vakoch afirma não temer possíveis alienígenas hostis nesse sistema, já que em mais de meio século de transmissões terrestres "vazando" para o espaço nenhum conquistador extraterrestre chegou para nos ameaçar. O projeto foi chamado de Sónar Calling GJ 273b, uma colaboração entre o METI International, o Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha, Espanha, e o festival de música, criatividade e tecnologia Sónar, de Barcelona, também da Espanha. A mensagem, transmitida em código binário, contém um tutorial científico e matemático e 33 curtas composições musicais dos artistas do Sónar. O grupo planeja enviar um tutorial estendido em abril de 2018, como a primeira mensagem também transmitido em várias frequências. Vakoch completou: "Fazer isso junto com os artistas do Sónar é nossa maneira de mostrar a necessidade de incorporar uma perspectiva científica, e também reconhecer que somente ela não captura a totalidade do espírito humano".
http://meti.org/
FONTE: REVISTA UFO
Comentários
Postar um comentário