Pular para o conteúdo principal

Putin diz que país que vencer corrida pela inteligência artificial será “líder do mundo”



Enquanto a corrida espacial marcou o século passado, podemos dizer que a disputa pelo desenvolvimento de inteligência artificial será uma marca do período atual. Talvez não com a mesma contundência da primeira, mas ainda de forma significativa. Vladimir Putin, presidente da Rússia, ao menos, pensa assim. Em conversa com estudantes na última sexta-feira (1), o chefe do Kremlin previu que o país que liderar os esforços em pesquisas de IA dominará o mundo.

“A inteligência artificial é o futuro, não apenas para a Rússia, mas para toda a humanidade. Ela vem com oportunidades colossais, mas também com ameaças difíceis de se prever. Quem se tornar o líder nessa esfera será o governador do mundo”, afirmou Putin, de acordo com a RT.

Estados Unidos e China têm liderado a corrida pela inteligência artificial, com os chineses anunciando recentemente que tinham um plano de se tornar os líderes globais em pesquisas de IA até 2030. O objetivo progressivo da China é de, primeiro, estar ao lado dos líderes no quesito até 2020; em 2025, ter a tecnologia como principal condutora da indústria do país; e, por fim, em 2030, estar no topo das pesquisas de inteligência artificial em 2030. Em termos financeiros, a corrida pela IA já mostra sua importância em previsões de especialistas, que veem o crescimento da tecnologia impulsionando a economia global em US$ 16 trilhões até 2030, de acordo com a Economist.

O aspecto econômico não é o único a entrar em jogo quando falamos do desenvolvimento de inteligência artificial. Ela possibilita o crescimento em vários campos, incluindo pesquisas médicas, da indústria pesada e claro, da indústria bélica. O impacto da tecnologia na corrida militar deverá ser grande, e Putin vê um futuro em que a liderança no campo pode ter implicações diretas e práticas na guerra. “Quando os drones de uma das partes são destruídos pelos drones de outra, esta não terá outra escolha senão se render”, afirmou o líder do Kremlin.

“Seria muito indesejável se alguém conseguisse uma posição de monopólio”, avaliou o presidente russo, comprometendo-se a dividir o conhecimento russo com outras nações: “Se nos tornarmos líderes nessa área, vamos compartilhar esse know-how com o mundo inteiro, da mesma maneira como compartilhamos nossas tecnologias nucleares hoje em dia”.

Recentemente, uma reportagem da Reuters mostrou a preocupação dos Estados Unidos com o interesse da China nos campos de IA e aprendizado de máquina. O raciocínio seria de que tecnologias de ponta desenvolvidas nos EUA poderiam ser usadas pelos chineses para reforçar suas capacidades militares. Para frear isso, o governo dos Estados Unidos estaria considerando novas imposições para limitar o investimento chinês em empresas norte-americanas que trabalham com a tecnologia.

[The Verge]

Imagem do topo: kremlin.ru

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

  1. Eu fico na grande expectativa para ver esse futuro acontecer
    Almejo as máquinas de todos os setores.
    Como via em filmes,
    Mal posso esperar por este dia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz