Pular para o conteúdo principal

Putin diz que país que vencer corrida pela inteligência artificial será “líder do mundo”



Enquanto a corrida espacial marcou o século passado, podemos dizer que a disputa pelo desenvolvimento de inteligência artificial será uma marca do período atual. Talvez não com a mesma contundência da primeira, mas ainda de forma significativa. Vladimir Putin, presidente da Rússia, ao menos, pensa assim. Em conversa com estudantes na última sexta-feira (1), o chefe do Kremlin previu que o país que liderar os esforços em pesquisas de IA dominará o mundo.

“A inteligência artificial é o futuro, não apenas para a Rússia, mas para toda a humanidade. Ela vem com oportunidades colossais, mas também com ameaças difíceis de se prever. Quem se tornar o líder nessa esfera será o governador do mundo”, afirmou Putin, de acordo com a RT.

Estados Unidos e China têm liderado a corrida pela inteligência artificial, com os chineses anunciando recentemente que tinham um plano de se tornar os líderes globais em pesquisas de IA até 2030. O objetivo progressivo da China é de, primeiro, estar ao lado dos líderes no quesito até 2020; em 2025, ter a tecnologia como principal condutora da indústria do país; e, por fim, em 2030, estar no topo das pesquisas de inteligência artificial em 2030. Em termos financeiros, a corrida pela IA já mostra sua importância em previsões de especialistas, que veem o crescimento da tecnologia impulsionando a economia global em US$ 16 trilhões até 2030, de acordo com a Economist.

O aspecto econômico não é o único a entrar em jogo quando falamos do desenvolvimento de inteligência artificial. Ela possibilita o crescimento em vários campos, incluindo pesquisas médicas, da indústria pesada e claro, da indústria bélica. O impacto da tecnologia na corrida militar deverá ser grande, e Putin vê um futuro em que a liderança no campo pode ter implicações diretas e práticas na guerra. “Quando os drones de uma das partes são destruídos pelos drones de outra, esta não terá outra escolha senão se render”, afirmou o líder do Kremlin.

“Seria muito indesejável se alguém conseguisse uma posição de monopólio”, avaliou o presidente russo, comprometendo-se a dividir o conhecimento russo com outras nações: “Se nos tornarmos líderes nessa área, vamos compartilhar esse know-how com o mundo inteiro, da mesma maneira como compartilhamos nossas tecnologias nucleares hoje em dia”.

Recentemente, uma reportagem da Reuters mostrou a preocupação dos Estados Unidos com o interesse da China nos campos de IA e aprendizado de máquina. O raciocínio seria de que tecnologias de ponta desenvolvidas nos EUA poderiam ser usadas pelos chineses para reforçar suas capacidades militares. Para frear isso, o governo dos Estados Unidos estaria considerando novas imposições para limitar o investimento chinês em empresas norte-americanas que trabalham com a tecnologia.

[The Verge]

Imagem do topo: kremlin.ru

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

  1. Eu fico na grande expectativa para ver esse futuro acontecer
    Almejo as máquinas de todos os setores.
    Como via em filmes,
    Mal posso esperar por este dia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

O caso Artur Berlet, O homem que foi para o Planeta Acart

O "Caso Berlet" ocorreu em 25 de maio de 1958 (faleceu em 1995), quando o gaúcho Artur Berlet, da cidade de Sarandí – RS, desapareceu por 11 dias.
Segundo Berlet teria sido abduzido e levado para um planeta chamado Acart aproximadamente 65,000,000 km da terra, demorou cerca de 38horas para chegar, onde ficou 11 dias em uma cidade com quase 90 milhões de habitantes. O curioso do fato que conseguiu comunicação com extraterrestres através do idioma Alemão.

Durante esse tempo, Berlet teve a chance de ver a Terra a partir do espaço. conhecer objetos e tecnologias que só teríamos posteriormente no decorrer do avanço dos humanos.
Após décadas, a fantástica história do gaúcho ainda surpreende a todos. Quem reconstituiu a história desse caso para a RBS foi a professora Ana Berlet, filha de Artur.

Vejam o nível da informação:

O Artur Berlet através de uma aparelho de Acart o qual olhou a terra, disse;
“a terra era AZUL.”



Ok ! parece nada demais, mas o fato é que ele disse anos ant…

Filme "Intruders" (Intrusos) 1992

Ao pesquisar problemas de duas de suas pacientes, proeminente psiquiatra de um importante hospital de Los Angeles (Interpretado pelo falecido ator Richard Crenna na vida real John Mack, psiquiatra formado em Harvard Medical School, 1955.) acaba penetrando em um universo de estranhas ocorrências relacionadas com OVNIs, que modificarão sua própria vida.

"Intruders" foi baseado no best-seller de Budd Hopkins e em casos verídicos que hoje compõem um vasto arquivo de histórias vividas por muitas pessoas que passaram por experiências com seres extraterrestres, e que neste filme colaboraram com renomados pesquisadores do assunto na reconstituição dos episódios.

Best Seller "Intruders" (Intrusos)

Algumas cenas do filme:








Filme legendado em português:




Inspiração do filme Intruders (Intrusos), mulher relata contato com ETs



A americana Debbie Jordan, que relata um contato com extraterrestres há 34 anos, comentou que ficaria chocada se houvesse uma nova aproximação, mas não enc…