Pular para o conteúdo principal

Algumas regiões de Plutão foram nomeadas com grandes nomes da mitologia



Todo mundo sabe que o espaço é meio gótico. Mas Plutão, no entanto, é obviamente o bebê metaleiro do sistema solar, afastado na escuridão a 7,5 milhões de quilômetros de distância da Terra. É apenas correto que o planeta-anão favorito de todo mundo – nomeado em homenagem a um deus romano do submundo – tenha algumas de suas misteriosas regiões nomeadas em honra ao metal.

Hoje, a União Astronômica Internacional (UAI) nomeou oficialmente o nome de 14 regiões geológicas de Plutão. Alguns destes nomes surgiram de uma campanha que a equipe New Horizons da NASA e a UAI lançaram em 2015, depois que a sonda conduziu um voo de reconhecimento de seis meses de Plutão. E apesar da UAI ter aprovado os temas submundo, mitologia, exploradores e cientistas para Plutão, os nomes oficiais não haviam sido revelados até agora.


Imagem: UAI

E quem quer seja criou estes nomes certamente fez sua lição de casa. Um grupo de depressões na superfície do planeta-anão foi nomeado de Djanggawul Fossae, que o UAI descreve como “três criaturas ancestrais da mitologia indígena australiana que viajaram entre a ilha dos mortos e a Austrália, criando o cenário e o preenchendo com vegetação”. Outras regiões são tão legais quanto essa: “Sleipnir Fossa é o nome dado em homenagem ao poderoso cavalo de oito patas da mitologia nórdica que carregou o deus Odin para o submundo”, escreve casualmente o UAI. “Virgil Fossae honra Virgílio, um dos maiores poetas romanos e guia fictício de Dante no inferno e purgatório em A Divina Comédia”.

O novo anúncio da UAI também formaliza o nome dado por cientistas a determinadas regiões, incluindo o Tombaugh Regio, uma vasta região em formato de coração que se espalha pela área equatorial do planeta anão, e Sputnik Plainita, as planícies encolhidas de nitrogênio congelado que se comprimem no lado esquerdo do coração. Ambas as áreas foram nomeadas depois do voo da sonda New Horizons em 2015, mas agora com tudo oficializado.

Plutão pode não ser mais um planeta de fato, mas pelo menos estes pesados nomes mantêm a sua marca. Que sua fase metaleira nunca morra, planeta-anão.

[IAU]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz