Pular para o conteúdo principal

Avião espacial super secreto dos EUA volta à órbita nesta semana com ajuda da SpaceX



O avião espacial cheio de segredos X-37B, da Força Aérea dos Estados Unidos, voltou à Terra em maio deste ano, depois de dois anos misteriosos em órbita. Ninguém sabe o que ele estava fazendo lá, já que a missão é altamente confidencial, mas ele está voltando à órbita nesta quinta-feira (6). E, desta vez, com uma ajudinha da SpaceX.

Sim, o Boeing X-37B, não tripulado, completou quatro missões e passou um total de 2.085 dias em órbita. Mas esta é a primeira missão em que ele não será lançado de um foguete Atlas 5. Em vez disso, o lançamento de agora será em um foguete Falcon 9, da SpaceX.

A SpaceX passou a ser autorizada a lançar cargas úteis militares norte-americanas em 2015 e, além de levar esse avião espacial para a órbita, a empresa vai lançar satélites para a Força Aérea dos Estados Unidos em 2018.


O Veículo de Teste Orbital X-37B (OTV-5) está sendo preparado no Centro Espacial Kennedy, para seu lançamento em 7 de setembro de 2017 (Boeing)

“A capacidade de lançar o Veículo de Teste Orbital em múltiplas plataformas vai garantir uma capacidade de lançamento robusta para nossos designers experimentais”, disse Randy Walden, diretor do Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea norte-americana, em um comunicado ainda em junho sobre a parceria com a SpaceX.

“Estamos empolgados com essa nova parceria para criar opções de lançamento responsivas e flexíveis e confiamos na capacidade da SpaceX de oferecer um acesso garantido e seguro ao espaço para o programa X-37B”, continuou Walden.



Como aponta o Space Coast Daily, quando o avião espacial pousou no Centro Espacial Kennedy em maio, essa foi a primeira vez que isso aconteceu no local desde o último voo da nave espacial Atlantis, há seis anos. Missões de avião espacial anteriores foram operadas a partir da Base Edwards da Força Aérea, na Califórnia, mas agora tudo foi transferido para a Flórida.

Trecho do Space Coast Daily:

Três missões anteriores da X-7B foram concluídas na Base Edwards da Força Aérea, na Califórnia. Mas a Força Aérea agora mantém um dos três antigos hangares na KSC para o programa X-37B, permitindo ao avião espacial construído pela Boeing ser lançado, pousar e ser renovado no mesmo porto espacial.

Assim como em missões anteriores, não temos ideia do que o avião espacial não tripulado irá fazer, nem por quanto tempo ficará em órbita. Mas com tudo de ruim que tem acontecido aqui na Terra, não o culpamos por querer fugir por um tempo. Se partir por mais dois anos, isso o colocaria de volta ao nosso planeta em torno de setembro de 2019. Com sorte, teremos resolvido algumas coisas até lá.

Todas as imagens: Boeing

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz