Pular para o conteúdo principal

Por que ainda não sabemos quanto dura um dia em Saturno



O encerramento da missão da Cassini, da NASA, é um inebriante coquetel de emoções: por um lado, os dados dessa jornada de 20 anos de duração vão alimentar pesquisas científicas por anos. Por outro, de onde vamos tirar nossas atualizações constantes do gigante de gás favorito de todo mundo? E as fotos? Sério, nossa ansiedade por ficar de fora do que está acontecendo em Saturno vai disparar.

Na última semana, a intrépida espaçonave completou o 15º dos seus 22 mergulhos de Grand Finale entre o planeta e seus anéis. Conforme a aventura da sonda se aproxima do fim, muitas perguntas ainda restam, incluindo uma que deveria ter uma resposta óbvia: quanto dura um dia em Saturno?


Saturno, em imagem capturada pela Cassini em 2012 (Imagem: NASA)

De acordo com a cientista da Cassini Jo Pitesky, ainda não temos certeza, mesmo após todos esses anos. Quando a Voyager 2 visitou Saturno em 1981, ela registrou o período rotacional do planeta como 10 horas e 39 minutos. Mas quando a Cassini visitou o gigante de gás pela primeira vez, ela mediu o dia com 10 horas e 47 minutos. Cada vez que a Cassini tentou determinar a duração exata de um dia saturniano, os números mudavam.

“É muito fácil descobrir a duração de um dia em um planeta do tipo terrestre, porque você pode simplesmente observar as características na superfície ao longo de um dia e dizer ‘a-ha, essa é a duração de um dia'”, contou Pitesky ao Gizmodo. “Com gigantes de gás — ou gigantes de gelo, como chamamos agora Urano e Netuno —, é mais difícil, porque a velocidade com que as nuvens se movimentam pelo planeta não tem nada a ver com a taxa de rotação de fato do planeta.”


A Terra vista de dentro dos anéis de Saturno, em imagem registrada pela Cassini (Imagem: NASA)

Portanto, quando se trata de determinar a duração de um dia em planetas gasosos, cientistas tipicamente olham para o campo magnético de um planeta. Os polos magnéticos do planeta são tipicamente inclinados em relação ao eixo de rotação de um planeta, o que normalmente ajuda os astrônomos a descobrir tudo. Entretanto, “Saturno tornou isso extraordinariamente difícil”, apontou Pitesky.

“Nos últimos três meses, movemos a Cassini o mais próximo possível entre as camadas superiores e as partes mais interiores de seus anéis”, ela explicou. “E estamos descobrindo que a inclinação [axial] é muito menor do que os cientistas pensavam.” O campo magnético de Saturno é incomumente bem alinhado com seu eixo de rotação — na verdade, a Cassini estima que a inclinação é muito menor do que 0,06 graus, de acordo com a NASA.

Essa observação surpreendeu os astrônomos, porque normalmente pensa-se que a inclinação sustenta correntes geradoras de campos magnéticos, chamadas de dínamo, dentro do núcleo de um planeta. Essas correntes, se existirem, poderiam, em teoria, ser usadas para determinar a verdadeira duração de um dia saturniano. A essa altura, existem muito mais perguntas do que respostas.

“Deve haver um dínamo aí em algum lugar”, disse Pitesky. “Algo está acontecendo dentro das entranhas de Saturno.” Reunir medições mais precisas nas próximas semanas pode ajudar os cientistas a terem uma estimativa melhor do dia em Saturno.

E, é claro, a equipe da Cassini vai continuar a reunir todas as outras informações científicas (e fotos fantásticas) que puder antes do fim da missão. Ainda restam vários mergulhos entre os anéis até o grande encerramento, em 15 de setembro, quando a sonda vai enviar de volta para a Terra atualizações até seu último momento de vida.

Até lá, estaremos assistindo, esperando e saboreando cada minuto que temos da nossa sonda favorita.

Imagem do topo: NASA

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s