Pular para o conteúdo principal

Por que diabos esse enorme buraco negro está vagando pelo espaço?



Nós não compreendemos os quasares assim tão bem, mas estamos bem seguros de que essas luzes incrivelmente fortes pertencem ao centro das galáxias. Então pareceu estranho quando astrônomos descobriram que o quasar 3C 186, 36 mil anos-luz longe do centro de sua galáxia, parecia estar escapando.

Dada sua luminosidade e localização nos centros galácticos, é provável que quasares sejam buracos negros supermassivos e que a forte luz venha da fricção do gás e da poeira orbitando a massa central a velocidades incrivelmente altas. Um time internacional de astrônomos localizou essa estranha fuga galáctica a oito bilhões de anos-luz de distância com o Telescópio Espacial Hubble, o Sloan Digital Sky Survey e o Chandra X-Ray Observatory. Eles acham que o quasar pode ter recebido um chute de ondas gravitacionais em sua criação, em uma violenta colisão entre buracos negros três bilhões de vezes a massa do nosso Sol.

Mas essa explicação não foi tão boa para Grant Tremblay, astrofísico de Yale e um dos autores da pesquisa. A princípio, Tremblay e seus colegas pensaram que a galáxia e seus quasares tinham acabado de se fundir uns com os outros. “Mas fusões que aconteceram recentemente parecem um acidente de trem”, ele disse ao Gizmodo. “Essa é uma galáxia bem feliz e ordenada, o que significa que, se tivesse ocorrido uma grande fusão, teria acontecido vários bilhões de anos atrás.” Em outras palavras, teria tomado tempo depois da galáxia fundida se reconfigurar no seu formato elíptico atual.

Além do mais, buracos negros querem voltar ao centro de suas galáxias através de um processo chamado fricção dinâmica, disse Tremblay. Mas esse quasar parece estar voando a 2000 quilômetros por segundo.


Uma foto mais óbvia do buraco negro fugindo, o círculo negro é o centro da galáxia (Imagem: Chiaberge et al)

Então, por que um quasar iluminado como o 3C 186 fugiria de uma galáxia tão atraente? A pesquisa, que será publicada na semana que vem no periódico Astronomy & Astrophysics, propõe uma das colisões mais violentas possíveis. Primeiro, a ideia de que dois buracos negros supermassivos giraram um em torno do outro e se fundiram, suas massas combinadas criaram o quasar de três bilhões de massas solares conhecido como 3C 186. Quaisquer forças restantes da rotação se transformaram em ondas gravitacionais, perturbações que viajam por aí alterando a forma do espaço-tempo em si, que os cientistas observaram pela primeira vez no ano passado. Modelos mostram que o “chute” da onda gravitacional resultante pode ser responsável pela fuga do buraco negro.

Essa é só uma explicação, obviamente, disse Tremblay. Podem existir outras: talvez o quasar esteja fugindo de uma galáxia bem mais bagunçada que recentemente colidiu com outra, e a nossa capacidade de observação fez ela parecer ordenada, por exemplo. Algumas explicações Tremblay e seus colegas já descartaram, como a possibilidade de que o quasar esteja apenas em frente à galáxia, mas não faça parte dela. Seria pretensioso imaginar que sabemos o que está acontecendo com certeza. “A natureza é estranha”, ele disse. “Existem muitas galáxias no universo. De um ponto de vista puramente da fricção dinâmica, um buraco negro deveria afundar até o centro de sua galáxia. Mas isso não significa que essa disposição seja causada somente por uma onda gravitacional.”

Outros acharam que a explicação da onda gravitacional parece boa o bastante. “Eu tendo a concordar com suas conclusões”, Lionel London, um pesquisador associado da Cardiff University que modela ondas gravitacionais, disse ao Gizmodo, em uma mensagem pelo Skype. “O espiralamento de dois buracos negros… causa o inteiro sistema dos dois buracos negros a andar por aí, e, logo antes da fusão, tem um pouco de força ainda, que se manifesta em um chute no buraco negro final.”

Os cientistas continuam estudando esse quasar para confirmar sua explicação baseada em ondas gravitacionais. Mas, até lá, boa sorte, meu caro 3C 186. Aquela galáxia não era boa o bastante para você mesmo.

[Astronomy & Astrophysics via HubbleSite.org]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s