Pular para o conteúdo principal

Estas estrelas tiveram o divórcio mais conturbado da galáxia



As brigas matrimoniais de estranhos há muito tempo intrigam nossa degenerada espécie. É um tópico que não envelhece, que mantém vivas várias revistas, mesmo que nenhum dos detalhes das histórias seja real. Mas o que maior parte das pessoas não sabe é que as celebridades (e os plebeus) não são as únicas que se divorciam — às vezes, isso acontece com as estrelas também.

Cerca de 540 anos atrás e a aproximadamente 1.344 anos-luz da Terra, um aglomerado de estrelas dentro da nebulosa de Órion teve um divórcio bem feio. Um incidente desconhecido mandou duas estrelas para direções diferentes, em alta velocidade. Embora os astrônomos tenham observado essas estrelas desobedientes há décadas, rastreando-as até o local que compartilhavam há 540 anos, algo sobre a situação não parecia certo. Em primeiro lugar, sua energia combinada não parecia suficiente para separá-las em velocidades tão altas. Agora, cientistas usando o telescópio Hubble descobriram uma terceira estrela “em fuga” que poderia explicar esta separação incomum. As descobertas da equipe serão publicadas nesta segunda-feira, no The Astrophysical Journal Letters.

Os pesquisadores rastrearam o movimento dessa terceira estrela até 540 anos atrás e descobriram que, como as outras duas, ela uma vez existiu na nebulosa Kleinmann-Low, a região de formação de estrelas mais ativa da nebulosa de Órion. De acordo com o pesquisador principal do estudo, Kevin Luhman, da Penn State University, ele e sua equipe no Hubble acidentalmente encontraram sua chamada “fonte x” enquanto usavam o telescópio em busca de planetas interestelares na nebulosa de Órion.

“As novas observações do Hubble oferecem evidência muito forte de que as três estrelas foram ejetadas de um sistema de múltiplas estrelas”, disse Luhman, em um comunicado. “Astrônomos anteriormente encontraram alguns outros exemplos de estrelas em alta velocidade que vinham de sistemas de múltiplas estrelas e, portanto, foram provavelmente ejetadas. Mas essas três são os exemplos mais jovens de tais estrelas. Elas provavelmente têm apenas umas poucas centenas de milhares de anos de idade.”


Imagem: NASA, ESA, e Z. Levy (STScI)

Um sistema desses se separa quando duas das estrelas membro se movem tão próximas uma da outra que elas ou se juntam ou formam um sistema binário estreito. Esse encontro próximo solta tanta energia que arremessa todas as estrelas do sistema para fora, enviando-as em direções diferentes em velocidades super altas. Neste caso, não apenas as duas estrelas membro se divorciaram como também seu “filho único” igualmente fugiu. Então, pois é, isso é que são 600 anos difíceis.

Com novos instrumentos como o telescópio James Webb, que está preparado para ser lançado em outubro de 2018, astrônomos conseguirão examinar a nebulosa de Órion com detalhes sem precedentes. Esperamos que possam encontrar mais estrelas em fuga no universo, buscando por seus familiares desaparecidos — ou pelo menos por alguém para notá-las.

Ah, as estrelas… Elas são exatamente como nós!

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/