Pular para o conteúdo principal

Rachadura na Antártida ameaça estação britânica de pesquisa climática



A British Antarctic Survey (Pesquisa britânica na Antártida, em tradução livre) tem um problema em forma de uma enorme rachadura da camada de gelo no leste da Antártida. Dormente por quase 35 anos, a rachadura começou a crescer em 2012. Hoje, ela ameaça partir toda a plataforma de gelo que serve como base para a estação de pesquisa Halley VI. Agora, a Halley VI está sendo rebocada para outra área mais segura.

“Se [a rachadura] continuar a abrir e o gelo se romper, a estação estaria no lado errado da rachadura”, explicou Athena Dinar, uma porta-voz da British Antarctic Survey, ao Gizmodo quando questionada sobre a razão pela qual a estação metereológica está sendo movida a uma distância de 23 km para o interior. Se a rachadura fosse ignorada, a estação poderia ficar à deriva no mar.


Mapa mostra a localização atual da Halley VI, sua futura localização, e a rachadura (localizada no chasm 1 — abismo 1, em tradução literal)

Instalada em 2012 para estudar locais com temperaturas extremas e a camada de ozônio, a Halley VI está localizada na prateleira de gelo Brunt de 150 metros de espessura, uma região dinâmica de placa de gelo no leste da Antártida que flui em direção ao mar cerca de 0,4 km por ano. Neste local e em qualquer outro ao longo margens da Antártida, a migração lenta de geleiras empurra as placas de gelo em direção ao oceano aberto, quase como uma plataforma de mergulho em uma piscina. Eventualmente, um estresse acumulado faz com que essas placas de gelo quebrem e formem icebergues, em um processo conhecido como calving.

Felizmente, a British Antarctic Survey estava ciente dos perigos deste processo quando eles instalaram a Halley VI, que inclusive foi a estação de pesquisa que levou à descoberta do buraco da camada de ozônio. Logo, ela foi concebida para ser móvel. Cada um dos oito módulos da estação pode ser separado da composição e rebocado pelo gelo em tratores, o que é exatamente o que tem ocorrido agora que a Antártida está emergindo de meses de escuridão invernal.

Ao todo, o processo para mover a estação deve levar três anos.


Módulos da estação Halley

“A Halley foi concebida e desenvolvida para ser especificamente realocada em função das mudanças do gelo”, disse Tim Stockings, diretor de operação da British Antarctic Survey, em um comunicado. “Nos últimos anos, nossa equipe operacional tem sido meticulosa em desenvolver planos detalhados para movê-la e estamos animados com este desafio.”

Diferente da costa oeste da Antártida, onde o gelo tem derretido em um ritmo mais rápido por causa das mudanças climáticas, a plataforma de gelo Brunt, que fica no leste, ainda não passou por um aquecimento significante, e não tem mostrado sinais de que pode se partir nos últimos anos. A rachadura, ainda que seja ameaçadora, parecer ser perfeitamente natural.

[British Antarctic Survey]

Todas as fotos por British Antarctic Survey

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s