Pular para o conteúdo principal

Ouça trechos da música que ficou perdida por cerca de mil anos



Um antigo repertório de músicas perdidas desde o século XI foi reconstruído por pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Ele se chama Songs of Consolation, e foi uma releitura em música medieval da obra-prima A Consolação da Filosofia, do filósofo romano Boécio.

Naquela época, era comum atribuir uma melodia para os textos de obras clássicas, como as escritas por Horácio e Virgílio. Isto era feito para memorizar e ritualizar os textos, que muitas vezes consistiam de canções de amor e lamentos.

Você pode ouvir dois pequenos trechos da obra nos vídeos a seguir. É algo quase onírico, e a letra em latim evoca imagens de monges na Idade Média cantando em suas catedrais.

Reconstruir o Songs of Consolation não foi fácil, e exigiu muitos anos de trabalho árduo. As músicas foram registradas nele usando neumas, símbolos que representavam a notação musical na Idade Média, antes de surgir a forma moderna de notas musicais.

A reconstrução só foi possível devido à redescoberta de um manuscrito do século XI que foi roubado de Cambridge e esteve perdido por quase um século e meio.

O musicólogo Sam Barrett, da Universidade de Cambridge, passou as últimas duas décadas identificando as técnicas utilizadas nesses versos. A recuperação da folha que faltava, que esteve em uma biblioteca alemã desde a década de 1840, permitiu a Barrett reconstruir toda a obra.

“Depois de redescobrir a folha das Canções de Cambridge, só restava o salto final em som”, diz Barrett em comunicado. “Os neumas indicam o sentido melódico e detalhes da entrega vocal sem especificar cada passo, e isso representa um grande problema. Os vestígios de repertórios perdidos sobrevivem, mas não a memória auditiva que servia de apoio para eles. Sabemos os contornos das melodias e muitos detalhes sobre como elas eram cantadas, mas não o timbre preciso que compunha as músicas.”

Com a folha recuperada, Barrett conseguiu reunir cerca de 80% a 90% da melodia. Ele então recrutou o grupo musical Sequentia, que se especializa em música medieval, para ouvir como realmente eram as músicas, e para refinar seu trabalho inicial de reconstrução.

“Ben [Bagby, da Sequentia,] experimenta várias possibilidades e eu reajo a elas, e vice-versa”, diz Barrett. “Quando eu o vejo trabalhar com as opções que uma pessoa do século XI tinha, é realmente sensacional; às vezes você só pensa ‘é isso!’. Ele traz o lado humano do quebra-cabeça intelectual que eu estava tentando resolver durante anos de frustração contínua.”

A música inteira tem mais de uma hora, e foi tocada na íntegra neste sábado (23) na Universidade de Cambridge – foi a primeira apresentação ao vivo da peça em quase mil anos. Por enquanto, não há um vídeo do evento disponível na internet.

[Universidade de Cambridge]

Foto: o manuscrito perdido (Biblioteca da Universidade de Cambridge)




FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz