Pular para o conteúdo principal

Ancestrais humanos serviam de comida para predadores na era glacial



Humanos lutam entre si há milhares de anos, mas nossos ancestrais tinham que se preocupar com diferentes tipos de assassinos selvagens. Como um enorme fêmur antigo destaca, nem sempre estivemos no topo da cadeia alimentar.

Meio milhão de anos atrás, durante o Pleistoceno, acredita-se que humanos e nossos ancestrais hominídeos competiam por comida e espaço com grandes carnívoros. Mas até agora, havia pouca evidência da luta entre um homem e uma besta neste período do tempo. É por isso que este fêmur de 500.000 anos de idade, descoberto em um sítio próximo a Casablanca, em Marrocos, é uma descoberta arqueológica muito importante.

O osso carrega marcas de dentes de uma hiena, sugerindo que seu dono azarado ou foi caçado ou limpado pouco depois da morte. De qualquer forma, é uma pista de que antes das pessoas viverem em abrigos permanentes ou mesmo antes do domínio do fogo, nós servíamos de lanche para outros carnívoros. A descoberta, liderada por Camille Daujeard do Museu de História Natural da França, foi publicada a PLOS One.

O fêmur pertence a um Homo rhodesiensis, um ancestral do humano moderno que viva em cavernas e locais a céu aberto no norte da África durante o Pleistoceno. Apesar de não dominarem o fogo, os Homo rhodesiensis eram caçadoras habilidosos, acreditam cientistas.

“Sabemos que hominídeos [no Pleistoceno] eram capazes de abater presas gigantes e expulsar grandes carnívoros dos seus habitats,” disse Daujeard ao Gizmodo. Mas imaginar caçadores do Pleistoceno como predadores pode ser ver a história dos hominídeos através de um óculos cor-de-rosa.

A Grotte à Hominidés, a caverna onde o fêmur foi descoberto, é um importante sítio arqueológico que foi usado como abrigo por pequenos e grandes carnívoros durante o Pleistoceno. Estudos feitos nos restos do Homo rhodesiensis revelam diversas fraturas e marcas de dente.

“Este osso traz a primeira evidência do consumo de restos humanos por carnívoros nesta caverna do norte da África,” disse Daujeard. Ela lembrou que outros predadores, como gatos dente-de-sabre, chacais e o babuíno gigante extinto também podem ter dado algumas mordidas em hominídeos.

Mais trabalho precisa ser feito antes de confirmar a hipótese, e Daujeard está continuando sua recente descoberta com estudos de outras cavernas com carnívoros. Mas está claro que nossos ancestrais do Pleistoceno precisavam ser durões. Não consigo imaginar um humano moderno resistindo muito tempo em uma caverna com uma hiena sedenta por sangue.

[PLOS One]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz