Pular para o conteúdo principal

O buraco negro original para o filme Interestelar era muito confuso, então foi alterado


Interestelar é um filme maravilhoso, em parte porque usou equações científicas genuínas para mostrar o que acontece na vizinhança de um buraco negro. Mas ele precisou ser alterado um pouco, a fim de se tornar mais apresentável na tela dos cinemas.

A equipe de efeitos visuais do filme e seu consultor científico publicaram um novo estudo para explicar que o buraco negro original de Interestelar – imagem acima, feita a partir das equações da equipe – foi considerado um pouco confuso para os cinéfilos. Então a ciência acabou sendo ligeiramente atenuada.

O cientista Kip Thorne, da Caltech, trabalhou com o estúdio de efeitos visuais Double Negative para criar o buraco negro do filme. Juntos, eles usaram equações da relatividade geral de Albert Einstein para criar uma simulação – com alguns ajustes.

A equipe modelou o buraco negro usando feixes de raios de luz, ao invés de raios individuais. Eles explicam à New Scientist que isso suaviza o aspecto geral do buraco negro e evita um brilho hesitante e instável, o que poderia distrair e irritar os espectadores.

Além disso, o disco de acreção – o anel de matéria que circunda um corpo celeste – distorcia o formato do buraco negro, porque ele deveria estar girando rapidamente no filme. Essa assimetria fazia tudo parecer mais confuso, então a equipe reduziu a taxa de rotação do buraco negro, dando uma aparência mais simétrica e agradável aos olhos.

E, finalmente, eles mudaram um detalhe simplesmente por questão de gosto. Muitos elementos foram adicionados à simulação de forma iterativa, para tornar o buraco negro cada vez mais realista. Na hora de incluir o efeito Doppler – que corrige a luz que você vê para incluir mudanças de frequência induzidas pelo buraco negro – a imagem se tornou mais escura e mais azulada. A equipe criativa do filme preferiu as versões anteriores, sem o efeito Doppler, por isso o buraco negro é mais vermelho do que seria na vida real.



O buraco negro criado para o filme, na imagem acima, é claramente diferente do original, que foi considerado muito confuso. O estudo foi publicado no periódico Classical and Quantum Gravity.

Em um filme de ciência pura, ele teria outro visual. Mas isto é Hollywood, e a estética é importante. Os resultados podem não ter sido 100% precisos, mas são ótimos de se ver – assim como Interestelar.

FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

  1. Boa postagem. Geralmente é preciso alguém para explicar os filmes desse diretor porque eles sempre têm enredos complicados. Sinceramente os filmes desse gênero não são os meus preferidos, mas devo reconhecer que este filme superou minhas expectativas. Na minha opinião, este foi um dos melhores filmes deste diretor que foi lançado até agora, além do seu filme do ano passado que eu li na Dunkirk critica teve muito sucesso. Ele é um diretor incrível. Seu trabalho é excepcional, seu estilo e personalidade estão bem marcados neste filme, acho que ninguém teria feito um melhor trabalho que ele.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo os filmes do Christophe Milan. Interestelar é de longe o meu preferido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s