Pular para o conteúdo principal

O longo caminho em espiral para esta sonda da NASA descobrir segredos do sistema solar



A sonda Dawn, da NASA, foi lançada em 2007 e agora está no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Ao longo dos próximos meses, ela se aproximará de Ceres, um planeta-anão que pode ter se formado no início da história do sistema solar.

Como uma sonda consegue chegar perto de um planeta-anão? Movendo-se continuamente em espiral, como explica a NASA.

A gravidade de Ceres e o propulsor de íons na sonda vão trabalhar juntos para trazer a nave espacial em uma órbita cada vez mais próxima do planeta. Será assim:



O Dawn Blog da NASA explica as diferentes fases da órbita (HAMO e LAMO) rotuladas na imagem acima. Primeiro, a sonda vai descer lentamente em espiral até a “órbita de reconhecimento”, a cerca de 4.400 km acima da superfície. Essa descida vai durar um mês.

Feito o reconhecimento de Ceres, que deve durar três semanas, a Dawn seguirá em uma espiral mais apertada até a órbita de mapeamento de alta altitude (HAMO), a 1.470 km do planeta-anão. A espaçonave vai orbitar Ceres quase 30 vezes para chegar até a HAMO, o que demorará seis semanas. Ela vai dedicar dois meses para realizar observações extensas.

E, finalmente, quando 2015 estiver acabando, ela vai voar a uma distância ainda menor para atingir sua órbita de mapeamento de baixa altitude (LAMO), onde ele irá coletar dados até o final da missão a 375 km de distância. Ela vai orbitar Ceres por cerca de 160 vezes durante dois meses para ir da HAMO para a LAMO.

A Dawn já está perto o suficiente para tirar fotos de Ceres girando em seu eixo. A sonda deve entrar na órbita do planeta-anão em março de 2015, e então deve tirar muito mais fotos com seus três instrumentos principais: uma câmera de luz visível, um espectrômetro de luz visível e infravermelha, e um espectrômetro de nêutrons e raios gama.

Em sua jornada pelo espaço, a Dawn já visitou outro corpo celeste: o asteroide Vesta, também no cinturão de asteroides, em 2011. Por que ela está indo para esses lugares? A NASA explica:

O asteroide Vesta e o planeta anão Ceres foram escolhidos porque, embora ambos tenham surgido no início da formação do sistema solar, eles se desenvolveram em dois tipos diferentes de corpos celestes. O Vesta é um objeto seco e diferenciado, com uma superfície que apresenta sinais de desgaste. Ele se assemelha aos corpos rochosos do sistema solar interior, incluindo a Terra. O Ceres, no entanto, tem uma superfície primitiva de minerais contendo água, e pode possuir uma atmosfera fraca. Ele parece ter muitas semelhanças com as grandes luas geladas do sistema solar exterior.

Ao estudar ambos com os mesmos instrumentos na mesma nave espacial, a missão Dawn espera comparar o caminho evolutivo distinto que cada um tomou, bem como criar uma imagem geral do sistema solar em seu início. Os dados retornados pela sonda Dawn podem nos dar a oportunidade de avançar bastante o nosso conhecimento de como o sistema solar se formou.

A missão da Dawn deve acabar ainda este ano, mas dado o histórico da NASA, é capaz que ela continue funcionando por muito mais tempo.

FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s