Pular para o conteúdo principal

Luz torcida envia dados pelo ar


O feixe de luz torcida foi enviado através do céu de Viena. [Imagem: Mario Krenn et al. - 10.1088/1367-2630/16/11/113028]

Luz torcida no ar

As transmissões de dados supervelozes usando luz torcida não precisam ficar confinadas às fibras ópticas.

Engenheiros austríacos enviaram feixes de luz torcida ao ar livre a uma distância de 3 km, recuperando seus dados apesar de todas as interferências impostas pelo ambiente.

A técnica consiste em fazer a frente da onda de luz girar em espiral ao redor de um eixo central - o nome técnico é momento angular orbital. Como não há um limite para o número de "giros" de cada fóton, teoricamente um feixe de luz pode transportar uma quantidade enorme de dados.

Bits e terabits

No ambiente estável de uma fibra óptica, já foram transmitidos dados a uma velocidade de 2,5 terabits por segundo com luz torcida - algo como 66 DVDs por segundo.

No experimento ao ar livre, Mario Krenn e seus colegas da Universidade de Viena por enquanto conseguiram codificar com confiabilidade apenas quatro bits, o suficiente para transmitir imagens de Mozart e de dois físicos famosos (Ludwig Boltzmann e Erwin Schrodinger) a uma distância de 3 km, muito mais do que os poucos centímetros cobertos até agora no interior de laboratórios.

Os dados foram codificados em um feixe de laser verde, tendo sido testadas 16 formas diferentes de torcer a luz. Uma câmera capturou os raios de luz e uma rede neural artificial foi usada para revelar o padrão de luz torcida codificado no laser e remover os distúrbios causados pela turbulência do ar.


As imagens foram recebidas com um nível de perda muito pequeno quando se leva em conta a interferência a que a luz está sujeita na atmosfera. [Imagem: Mario Krenn et al. - 10.1088/1367-2630/16/11/113028]

Comunicação via satélite por luz

Conforme a técnica da luz torcida seja aprimorada, ela deverá ser útil nas comunicações ópticas via satélite, a exemplo de testes recentes com ondas de rádio torcidas, que apresentaram, em transmissões ao ar livre, velocidades similares às das fibras ópticas.

Como, levando em conta a densidade do ar ao nível do solo, a espessura efetiva da atmosfera da Terra é de meros 6 km, isto mostra que a equipe austríaca está a meio caminho de demonstrar a comunicação via satélite por luz.

"O momento angular orbital da luz é teoricamente ilimitado, o que significa que, em teoria, pode-se codificar uma quantidade ilimitada de diferentes estados distinguíveis na luz. A expectativa é que este grau de liberdade adicional possa aumentar significativamente as taxas de transmissão de dados na comunicação clássica," disse Krenn.

Mas a técnica também poderá ser útil nas comunicações quânticas, com chaves secretas de criptografia escondidas em "fótons giratórios" - recentemente, a mesma equipe demonstrou esse potencial entrelaçando dois fótons em 103 dimensões. Em teoria, qualquer tentativa de bisbilhotar a informação dos fótons irá alterar seu spin e destruir a chave secreta, denunciando a espionagem.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s