Pular para o conteúdo principal

O cometa interestelar Borisov simplesmente perdeu um fragmento nesta semana


Imagem do telescópio espacial Hubble mostrando um fragmento se soltando do cometa 2L/Borisov. Crédito: David Jewitt

Por Ryan F. Mandelbaum

Imagens recentes do segundo cometa interestelar conhecido por ter visitado o sistema solar parecem revelar um fragmento ou fragmentos que caem do seu núcleo.

O cometa 2l/Borisov fez certo barulho no meio do ano passado, quando os cientistas perceberam que ele tinha uma órbita hiperbólica — implicando que ele era um visitante de fora do sistema solar. Mas, ao contrário do primeiro visitante conhecido, Borisov permitiu uma inspeção mais próxima à medida que orbitava o Sol. Observações recentes revelaram que ele está perdendo matéria.

“Temos observado este cometa com telescópios espaciais há meses desde que ele foi descoberto”, disse David Jewitt, um astrônomo da UCLA, ao Gizmodo. “Acabamos de perceber esta mudança na aparência, que se dividiu em duas partes nesta semana”.

Uma imagem que Jewitt postou nesta quinta-feira (2) no Astronomer’s Telegram tirada com o telescópio espacial Hubble mostra o cometa como um objeto inteiriço já no dia 23 de março, mas que parece se dividir em duas partes até 28 de março.

No entanto, o cometa provavelmente não se dividiu ao meio, disse Jewitt. Outros cometas já mudaram de aparências antes; Borisov provavelmente acabou de perder um fragmento igual a menos de 1% de sua massa. Porém, esse pequeno fragmento é extremamente brilhante, o que os astrônomos acreditam ser devido ao fato de que era um pedaço de gelo antes não exposto e que agora se tornou extremamente ativo como resultado da energia do Sol.

A equipe de Jewiitt não é a única observar os fragmentos do cometa. Outro astrônomo postou no Astronomer’s Telegram evidências de um pequeno fragmento separando da rocha. Tudo isso se segue um par de explosões de cometa relatadas em 12 de março por uma equipe de astrônomos na Polônia.

O astrônomo amador Gennady Borisovv viu este visitante interestelar pela primeira vez em 30 de agosto de 2019, e os cientistas logo confirmaram como o segundo objeto interestelar conhecido (o primeiro foi o Oumuamua de 2017). Mas ao contrário do rochoso Oumuamua, o cometa Borisov parecia surpreendentemente familiar — isto é, como um cometa gelado do sistema solar com uma nuvem chamada de coma e uma cauda que, por acaso, chegou de fora do sistema solar.

Os cientistas têm rastreado o objeto com telescópios espaciais desde que ele passou próximo ao Sol em dezembro. Eles já aprenderam bastante sobre ele, disse Jewitt.

Estimativas iniciais sugeriam que Borisov era grande (talvez 8 km de diâmetro), mas observações posteriores fixaram seu raio em algumas centenas de metros. Tem uma composição semelhante aos cometas do sistema solar, com o gelo da água se transformando rapidamente em gás. Mas, segundo Jewitt, ele parece ter grãos de poeira maiores e mais monóxido de carbono do que os cometas do sistema solar.

O monóxido de carbono é um elemento volátil que de outra forma se sublimaria da superfície do cometa a partir da energia solar, mas não tinha acontecido no caso do Borisov. “Esta coisa tem estado num lugar frio por um longo período de tempo”, afirmou Jewitt.

Isso significa que Borisov está se desfazendo? Ainda não está claro. Jewitt espera que sim — primeiro, pois proporcionaria um baita show, mas também permitiria um maior conhecimento sobre a composição de seu núcleo e outras propriedade físicas.

Os cientistas continuam a monitorar o cometa Borisov. Como Jewitt, também esperamos que ele se desfaça em pedaços.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s