Pular para o conteúdo principal

Faleceu Margaret Burbidge, pioneira no estudo do funcionamento interno das estrelas


Às vezes chamada de “Senhora Poeira Estelar”, Burbidge ajudou a revelar as origens cósmicas do elementos químicos.

Margaret Burbidge, astrônoma conhecida por suas contribuições vitais para o nosso entendimento do que acontece dentro de uma estrela e que trabalhou na instrumentação do telescópio espacial Hubble, faleceu aos 100 anos de idade.

A Universidade da Califórnia, em São Diego, onde Burbidge trabalhou de 1962 a 1988, anunciou seu falecimento na segunda (6 de abril) pelo Twitter, ressaltando que ela faleceu no domingo (5 de abril). Burbidge foi reconhecida principalmente por seu trabalho que ajudou a explicar como as estrelas produzem elementos cada vez mais pesados e os distribuem pelo Universo.

Na década de 1950, já se aceitava a ideia de que os elementos químicos são sintetizados dentro das estrelas, mas o mecanismo pelo qual isso acontecia era desconhecido. Burbidge liderou uma equipe com quatro pessoas que publicou uma pesquisa com 100 páginas descrevendo os detalhes das reações que ocorriam nas estrelas, as observações astronômicas que suportavam tal ideia e uma hipotética cadeia de eventos que causariam as explosões estelares que dispersariam os elementos pelo espaço. Posteriormente, um colega ganhou um prêmio Nobel pela pesquisa da equipe nessas reações estelares.

“Foi o primeiro e ainda é o artigo mais importante que já foi escrito sobre o assunto… explicando como os elementos são feitos, e por que”, disse Mark Thiemens,químico da Universidade da Califórnia em São Diego num pronunciamento por ocasião da celebração do aniversário de 100 anos de Burbidge.

O trabalho levou alguns a apelidarem Burbidge de “Senhora Poeira Estelar” em reconhecimento a seu papel em explicar como as reações que ocorrem no interior das estrelas criam os elementos que estão à nossa volta.

Burbidge também pesquisou os quasares, ou grandiosos buracos negros que emanam jatos de alta velocidade, utilizando dados coletados pelo telescópio espacial Hubble. Ela encorajou a construção do Hubble, além de trabalhar no desenvolvimento do Espectrógrafo de Objetos Fracos, que passou sete anos ativo fazendo observações.

Como muitas outras mulheres astrônomas que fizeram pesquisas no século 20, Burbidge teve que superar obstáculos sistêmicos em seu trabalho. Em um dado momento, ela ganhou acesso a uma instalação de observação nova fingindo ser assistente de seu marido, que também era astrônomo e colaborou em sua pesquisa de química estelar.

Mais à frente em sua carreira, ela recusou um prêmio proeminente oferecido a mulheres na astronomia, escrevendo “já passou da hora de remover a discriminação contra ou a favor de mulheres em sua vida profissional”.

Nascida em 1919, Burbidge cresceu no Reino Unido, se apaixonou pelo céu noturno quando criança, e trabalhou no laboratório de química de seu pai.

De acordo com o astrofísico Andreea Font da Universidade John Moores de Liverpool, num texto que celebrou o centenário de Burbidge publicado no site The Conversation, quando Burbidge viu uma galáxia espiral pela primeira vez, ela escreveu: “Eu acha quase um pecado gostar tanto de astronomia, agora que é meu trabalho e minha fonte de subsistência”.

Megan Barthels, para space.com

FONTE: Scientific American Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s