Pular para o conteúdo principal

Componente único transmite e recebe dados por luz


O mesmo componente é usado para transmitir e para receber dados por luz.
[Imagem: Thor Balkhed]

Componente de comunicação óptica

Para que você use sinais de rádio, seus aparelhos incorporam funções receptoras - para ouvir estações FM, que possuem a parte transmissora - ou precisam simultaneamente de funções receptoras e transmissoras - para se comunicar pelo celular ou pelo Wi-Fi, por exemplo.

De forma bem conveniente, as funções receptora e transmissora estão embutidas no mesmo aparelho, de forma que você nem se dá conta de que são dois circuitos separados, frequentemente usando antenas diferentes.

Mas no mundo das comunicações ópticas - que usam ondas de luz, em lugar das ondas de rádio - talvez a coisa não precise ser assim tão complicada.

Engenheiros suecos e chineses construíram um componente que é tanto um receptor quanto um transmissor óptico, o que significa que ele tanto envia os sinais de luz quanto entende os sinais de luz que recebe, permitindo uma comunicação em duas vias.

"Conseguimos integrar a transmissão e a recepção de sinal óptico em um único circuito, algo que torna possível transmitir sinais ópticos em ambas as direções entre dois circuitos idênticos. Isso é altamente significativo para a miniaturização de sistemas optoeletrônicos," disse o professor Feng Gao, da Universidade de Linkoping.


A estrutura de transmissão e recepção é a mesma, mas o componente funciona de modo diferente para cumprir cada função.
[Imagem: Chunxiong Bao et al. - 10.1038/s41928-020-0382-3]

LED mais fotodetector

O feito foi possível graças ao trabalho de dois membros da equipe. Chunxiong Bao criou um fotodetector de alto desempenho e grande durabilidade usando perovskita, um semicondutor de altíssima eficiência, mas que vinha apresentando problemas de degradação após pouco tempo de uso. Weidong Xu, por sua vez, usou o mesmo material para construir um LED com uma eficiência de 21%, uma das mais altas já alcançadas em todo o mundo.

Agora eles conseguiram acoplar os dois componentes, lembrando que um fotodetector e um LED são tecnicamente o mesmo componente, só que um funcionando ao contrário do outro: O fotodetector é um diodo que captura luz e gera uma corrente elétrica (o que é também equivalente a uma célula solar), enquanto o LED é um diodo que pega uma corrente elétrica e emite luz.

Na demonstração do sistema óptico, o pesquisador digita uma frase que vai aparecendo na tela do seu computador, enquanto a mesma frase aparece imediatamente na tela do computador vizinho, transferida opticamente de um diodo para outro.

"Para demonstrar o potencial do nosso diodo com dupla função, construímos um sensor monolítico que detecta batimentos cardíacos em tempo real e um sistema óptico de comunicação bidirecional," conta Bao.

Este componente duplo - que é pequeno, mas ainda deverá sofrer novas etapas de miniaturização - oferece uma oportunidade inédita para simplificar e miniaturizar os sistemas ópticos atuais, principalmente porque ele pode ser integrado aos circuitos eletrônicos tradicionais.

Bibliografia:

Artigo: Bidirectional optical signal transmission between two identical devices using perovskite diodes
Autores: Chunxiong Bao, Weidong Xu, Jie Yang, Sai Bai, Pengpeng Teng, Ying Yang, Jianpu Wang, Ni Zhao, Wenjing Zhang, Wei Huang, Feng Gao
Revista: Nature Electronics
DOI: 10.1038/s41928-020-0382-3
Link: 3, pages 156-164

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s