Pular para o conteúdo principal

Inteligência artificial traduz pensamentos em frases


Esquema do experimento, baseado em duas redes neurais.
[Imagem: Joseph G. Makin et al. - 10.1038/s41593-020-0608-8]

Implante neural

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco desenvolveram um sistema de inteligência artificial capaz de transformar pensamentos em pequenas frases, limitadas a um conjunto conhecido de palavras.

O sistema ainda é invasivo, exigindo um implante neural colocado diretamente no cérebro, mas a equipe acredita que este é um passo rumo a restabelecer a capacidade de fala em pacientes acometidos por paralisias ou derrames.

A equipe baseou seu trabalho em pacientes de epilepsia grave que participam de um estudo médico que exigiu que cada um deles recebesse um implante neural, acoplado diretamente ao cérebro para tentar controlar as convulsões.

É o mesmo grupo de pacientes que outra equipe usou no ano passado para desenvolver um programa capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em voz.

De fonemas a frases

Joseph Makin e seus colegas desenvolveram um programa de aprendizado de máquina que gravou os sinais cerebrais de quatro mulheres conforme elas verbalizavam um conjunto limitado de palavras - elas liam um conjunto de frases montadas a partir de um conjunto de 250 palavras.

O programa aprendeu a identificar os fonemas, e os padrões correspondentes foram usados para alimentar uma segunda rede neural, que aprendeu a usar esses fonemas para verbalizar palavras e formalizar sentenças.

"Memorizar a atividade cerebral dessas sentenças não ajudaria, então a rede precisa aprender o que há de semelhante nelas para poder generalizar para este exemplo final," explicou Makin.


O mapa dos eletrodos permitiu verificar quais partes do cérebro foram mais importantes para o aprendizado do programa.
[Imagem: Joseph G. Makin et al. - 10.1038/s41593-020-0608-8]

Limitações e possibilidades

O programa aprendeu bem, apresentando uma taxa de erro na tradução dos sinais cerebrais para as frases finais de apenas 3%. De forma curiosa, tentar interpretar as palavras individualmente teve uma taxa de erro significativamente mais alta, de quase inaceitáveis 38%.

A equipe gostou desses dois resultados porque eles indicam que o programa de inteligência artificial está mais focado no contexto: "Desta forma, a rede está claramente aprendendo fatos sobre quais palavras combinam, e não apenas qual atividade neural mapeia quais palavras," disse Makin.

Isso, por outro lado, pode ser visto como um problema para tornar o programa mais genérico porque cada palavra que for adicionada ao vocabulário utilizado aumentará muito o número de sentenças possíveis.

Mas Makin destaca que 250 palavras em diferentes combinações de frases já são um repertório de valor incalculável para um paciente que não consegue dizer sequer uma palavra. "Nós queremos implantar isto em um paciente com uma deficiência de fala real," disse o pesquisador.

Bibliografia:

Artigo: Machine translation of cortical activity to text with an encoder-decoder framework
Autores: Joseph G. Makin, David A. Moses, Edward F. Chang
Revista: Nature Neuroscience
DOI: 10.1038/s41593-020-0608-8
Link: https://www.biorxiv.org/content/10.1101/708206v1.full

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s