Pular para o conteúdo principal

Giroscópio em miniatura para navegação sem GPS


Microgiroscópio apresentou precisão inédita, além de ser barato.
[Imagem: Najafi Group/Universidade de Michigan]

Navegação sem GPS

Este giroscópio - pequeno, de baixo custo e altamente preciso - era o que faltava para permitir que drones e carros autônomos naveguem sem precisar de um sinal de GPS.

A maioria dos celulares têm giroscópios para detectar a orientação da tela e ajudar a descobrir para que lado estamos andando, mas a precisão deles é baixa. É por isso que é tão comum que eles nos deem informações incorretas sobre nossa navegação.

"Nosso giroscópio é 10.000 vezes mais preciso, mas apenas 10 vezes mais caro que os giroscópios usados nos telefones celulares típicos. Este giroscópio é 1.000 vezes mais barato do que os giroscópios muito maiores com desempenho semelhante," afirmou Khalil Najafi, da Universidade de Michigan, nos EUA.

A chave para tornar este giroscópio pequeno e acessível é um ressonador mecânico quase simétrico com menos de um centímetro de largura.

Como acontece em uma taça de cristal, a duração do tom produzido quando o vidro é tocado depende da qualidade do vidro. Mas, em vez de ser uma característica estética, o tom produzido é crucial para o funcionamento do giroscópio. O dispositivo completo usa eletrodos colocados ao redor do ressonador de vidro para empurrar e puxar o vidro, para fazê-lo ressonar e mantê-lo funcionando.

"Basicamente, o ressonador de vidro vibra em um determinado padrão. Se você girá-lo repentinamente, o padrão vibratório tenta permanecer em sua orientação original. Assim, monitorando o padrão de vibração, é possível medir diretamente a taxa e o ângulo de rotação," explicou o pesquisador Sajal Singh.

A maneira como o movimento vibratório se move através do vidro revela quando, quão rápido e o quanto o giroscópio moveu-se no espaço.


Unidade já montada em um chip, pronta para ser inserida no aparelho onde será usado.
[Imagem: Najafi Group/Universidade de Michigan]

Fabricação

Para tornar seu ressonador o mais perfeito possível, a equipe começa com uma folha quase perfeita de vidro puro - sílica fundida - com cerca de um quarto de milímetro de espessura. Um maçarico aquece o vidro, que é então moldado no formato de uma forma de bolo de cabeça para baixo.

Em seguida, um revestimento metálico é adicionado à concha de vidro e eletrodos são colocados ao seu redor, para iniciar e medir as vibrações no vidro. Tudo é finalmente envolto em uma embalagem a vácuo, que evita que o ar atenue as vibrações muito rapidamente.

Bibliografia:

Artigo: 0.00016 deg/rt-hr angle random walk (ARW) and 0.0014 deg/hr bias instability (BI) from a 5.2M-Q and 1-cm precision shell integrating (PSI) gyroscope
Autores: Jae Yoong Cho, Sajal Singh, Jong-Kwan Woo, Guohong He, Khalil Najafi
Revista: 7th IEEE international Symposium on Inertial Sensors & Systems

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s