Pular para o conteúdo principal

Desculpe, mas você não vai poder voltar no tempo


Além dos fundamentos da física, a simulação é importante para o estudo da gravidade quântica.
[Imagem: Tjarda Boekholt]

Com informações da Escola Holandesa de Pesquisa em Astronomia

Simetria do tempo

Se três ou mais objetos se movimentarem, sejam átomos ou planetas, a história não poderá ser revertida.

Esta é a conclusão de uma equipe internacional de pesquisadores com base em simulações de computador de três buracos negros em uma complexa órbita trinária, contestando outros físicos que garantem que a viagem no tempo é possível.

A maioria das leis básicas da física não tem problemas com a direção do tempo - elas não tem problemas em ir do passado para o futuro, mas também não se importam de voltarem do futuro rumo ao passado. Elas são, como os cientistas as chamam, simétricas em relação ao tempo ou simétricas no tempo.

Na prática, no entanto, todo mundo sabe que o tempo não pode simplesmente correr para trás. Por exemplo, um copo que cai em cem pedaços realmente não voa de volta para sua mão espontaneamente e sem danos. Até agora, os cientistas explicaram a falta de simetria do tempo em escala macro pela interação estatística entre um grande número de partículas.

Agora, três astrônomos mostraram que apenas três partículas são suficientes para quebrar a simetria do tempo e estabelecer uma via de mão única para a seta do tempo.

Órbitas de buracos negros

Tjarda Boekholt (Universidade de Coimbra, Portugal), Simon Portegies Zwart (Universidade de Leiden, Países Baixos) e Mauri Valtonen (Universidade de Turku, Finlândia) calcularam as órbitas de três buracos negros que se influenciam mutuamente.

Isso foi feito em duas simulações. Na primeira, os buracos negros partem do repouso. Então eles se movem um em direção ao outro e passam um pelo outro em órbitas complicadas. Finalmente, um buraco negro deixa a companhia dos outros dois. A segunda simulação começa com a situação final de dois buracos negros e o terceiro buraco negro que escapou tenta fazer o tempo retroceder para a situação inicial.

Acontece que o tempo não pode ser revertido em 5% dos cálculos, mesmo que o computador use mais de cem casas decimais. Os últimos 5% não são, portanto, uma questão de melhores computadores ou métodos de cálculo mais inteligentes, como se pensava anteriormente.



Comprimento de Planck

Os pesquisadores explicam a irreversibilidade do tempo usando o conceito de comprimento de Planck, a distância em que os efeitos quânticos se tornam significativos. É um princípio conhecido na física que se aplica a fenômenos no nível atômico e menores, e vale 1,6 x 10-35 metro.

"O movimento dos três buracos negros pode ser tão caótico que algo tão pequeno quanto o comprimento de Planck influenciará os movimentos. Os distúrbios do tamanho do comprimento de Planck têm um efeito exponencial e quebram a simetria do tempo," disse Boekholt.

"Portanto, não poder voltar no tempo não é mais apenas um argumento estatístico. Ele já está oculto nas leis básicas da natureza. Nem um único sistema de três objetos em movimento, grandes ou pequenos, planetas ou buracos negros, pode escapar da direção do tempo," acrescentou Zwart.

Bibliografia:

Artigo: Gargantuan chaotic gravitational three-body systems and their irreversibility to the Planck length
Autores: T C N Boekholt, S F Portegies Zwart, M Valtonen
Revista: Monthly Notices of the Royal Astronomical Society
Vol.: 493, Issue 3, Pages 3932-3937
DOI: 10.1093/mnras/staa452

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s