Pular para o conteúdo principal

Hologramas podem ser usados como ferramenta de comunicação


Por enquanto a equipe só conseguiu fazer transmissões de letras e pequenas mensagens, mas o futuro é promissor, como visto nesta arte.
[Imagem: Nanoscale Horizons]

Comunicação por hologramas

Quem assistiu o filme Pantera Negra viu as pessoas do Reino Wakanda comunicando-se através de hologramas.

E aquela cena específica da ficção pode se tornar realidade antes do que se poderia imaginar, permitindo trocar informações diferentes com pessoas de diferentes locais.

Esta possibilidade está sendo viabilizada pela criação dos "meta-hologramas", que são versões modificadas dos mesmos hologramas usados para evitar falsificações, nas notas e cartões de crédito, por exemplo,

A diferença é que as estruturas meta-holográficas são capazes de mostrar uma imagem quando a luz incidente está em uma direção, e outra imagem diferente quando a luz está vindo da outra direção.

Além disso, os meta-hologramas criados agora por uma equipe da Universidade Pohang, na Coreia do Sul, são finos e leves, facilitando sua aplicação prática - eles se enquadram no campo dos metamateriais, os mesmos que manipulam a luz para criar os mantos de invisibilidade.

Meta-hologramas

Enquanto as telas de TV e computadores podem transmitir apenas a intensidade da luz, as técnicas holográficas podem usar a intensidade e a fase da luz para reproduzir filmes em espaços tridimensionais. E os metamateriais permitem configurar nanoestruturas - seus tamanhos e formas, por exemplo - para controlar a intensidade e a fase da luz ao mesmo tempo.

O meta-holograma criado pela equipe coreana possui píxeis microscópicos - pilares de 300 a 400 nanômetros de largura -, o que lhe permite alcançar uma resolução muito alta das imagens holográficas com um grande campo de visão, em comparação com os projetores holográficos existentes, como o modulador espacial de luz.

Mas a principal inovação é que o meta-holograma mostra imagens qualquer que seja a direção da luz, o que não havia sido conseguido antes, nem mesmo pela própria equipe, que tem estado na vanguarda das telas holográficas.


Ilustração do dispositivo (esquerda) e imagens reais transmitidas para um lado e para o outro (direita) - considere que a meta-superfície está no centro do quadrado negro.
[Imagem: Junsuk Rho/POSTECH]

Meta-superfícies

Para conseguir seu avanço, a equipe usou dois tipos diferentes de meta-superfícies - essencialmente metamateriais planos. A primeira meta-superfície foi projetada para ter informações de fase quando a luz incidente está na direção "para a frente", enquanto a outra opera quando a luz está na direção "para trás".

Como resultado, são exibidas imagens diferentes em tempo real, dependendo da direção da luz - ou, em outras palavras, transmitindo informações diferentes para diferentes locais.

Além disso, a equipe aplicou ressonâncias magnéticas duplas e ressonâncias antiferromagnéticas, que são fenômenos que ocorrem nos nanopilares de silício, para superar a baixa eficiência dos meta-hologramas convencionais. Isto permitiu alcançar uma eficiência de difração superior a 60%, com imagens claras e de alta qualidade.

E o fato de usar silício significa que as meta-superfícies e seus meta-hologramas podem ser produzidos facilmente usando o processo convencional de fabricação de semicondutores.

"Dispositivos ópticos planos microscópicos, ultrafinos e ultraleves com base em uma meta-superfície são uma técnica impressionante com grandes potenciais, já que podem não apenas executar as funções dos dispositivos ópticos convencionais, mas também demonstrar múltiplas funções, dependendo de como a meta-superfície é projetada. Prevemos que esse novo desenvolvimento possa ser empregado em várias aplicações, como hologramas para apresentações, entretenimento, exposições, automóveis e muito mais," disse o professor Junsuk Rho, coordenador da equipe.

Bibliografia:

Artigo: Engineering spin and antiferromagnetic resonances to realize an efficient direction-multiplexed visible meta-hologram
Autores: Muhammad Afnan Ansari, Inki Kim, Ivan D. Rukhlenko, Muhammad Zubair, Selcuk Yerci, Tauseef Tauqeer, Muhammad Qasim Mehmood, Junsuk Rho
Revista: Nanoscale Horizons
DOI: 10.1039/D0NH90006K

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s