Pular para o conteúdo principal

Confirmado arrasto relativístico previsto por Einstein


Representação artística do "arrasto de referenciais": duas estrelas orbitando uma à outra torcendo espaço e tempo.
[Imagem: Mark Myers/OzGrav ARC Centre of Excellence]

Arrasto de referenciais

Um século após ter sido teorizada, astrônomos detectaram os efeitos da precessão Lense-Thirring - um efeito de arrasto de referenciais relativístico - no movimento de um sistema estelar binário, composto por uma anã branca e um pulsar.

Vivek Krishnan e seus colegas de quatro países analisaram vinte anos de dados observacionais do binário para finalmente confirmar essa previsão, feita pela teoria geral da relatividade de Einstein.

Quando um objeto maciço gira, a relatividade geral prevê que ele puxa o espaço-tempo ao seu redor, um fenômeno conhecido como arrasto de referenciais.

Esse fenômeno causa a precessão do movimento orbital de objetos gravitacionalmente acoplados, como os dois corpos de um sistema binário - a precessão é a mudança do eixo de rotação de um objeto induzido por outro astro, um efeito giroscópico muito sutil, mas que pode ser imaginado como um pião desengonçado que ameaça cair.

Embora o arrasto de referências já tivesse sido detectado por experimentos de satélites artificiais no campo gravitacional da Terra, nesses casos o efeito é tremendamente pequeno e difícil de medir. Objetos mais massivos, como anãs brancas ou estrelas de nêutrons, oferecem uma oportunidade melhor para observar o fenômeno sob campos gravitacionais muito mais intensos.


Representação artística de uma estrela de nêutrons que gira rapidamente e de uma anã branca arrastando o tecido do espaço-tempo em torno de sua órbita.
[Imagem: Mark Myers/OzGrav ARC Centre of Excellence]

Precessão

Vivek Krishnan e seus colegas observaram o PSR J1141-6545, um jovem pulsar girando rapidamente em uma órbita apertada em torno de uma enorme anã branca.

Eles mediram os tempos de chegada dos pulsos - um pulsar pisca como se fosse um farol cósmico - com uma precisão de 100 microssegundos, durante um período de quase vinte anos, o que lhes permitiu identificar um desvio de longo prazo nos parâmetros orbitais.

Após eliminar outras possíveis causas dessa deriva orbital, a equipe concluiu que ela é resultado da precessão Lense-Thirring (Josef Lense [1890-1985] e Hans Thirring [1888-1976]) devido à rápida rotação do companheiro da anã branca.

Estes resultados confirmam a predição da relatividade geral e permitiram aos autores melhorar a precisão dos cálculos da velocidade de rotação da anã branca.

Bibliografia:

Artigo: Lense-Thirring frame dragging induced by a fast-rotating white dwarf in a binary pulsar system
Autores: Vivek Venkatraman Krishnan, M. Bailes, W. van Straten, N.Wex, P. C. C. Freire, E. F. Keane, T. M. Tauris, P. A. Rosado, N. D. R. Bhat, C. Flynn, A. Jameson, S. Osowski
Revista: Science
Vol.: 367, Issue 6477 pp. 577-580
DOI: 10.1126/science.aax7007

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s