Pular para o conteúdo principal

Descoberto novo tipo de simetria, escondida em materiais artificiais


As simetrias autoduais emergem em pontos críticos, fazendo com que dois materiais completamente diferentes conduzam o som da mesma forma.
[Imagem: Michel Fruchart et al. - 10.1038/s41586-020-1932-6]

Simetrias escondidas

Não é todo dia que se descobre um novo tipo de simetria na natureza.

Menos ainda descobrir simetrias escondidas em materiais artificiais, projetados pelo homem.

E a descoberta tem inúmeras aplicações práticas imediatas.

Um trio de pesquisadores da Universidade de Chicago, nos EUA, descobriu uma simetria escondida dentro dos sólidos ao usar ondas sonoras para estudar o interior dos materiais. Eles usaram blocos de Lego para construir estruturas regulares e avaliar como elas reagem ao som.

O que eles descobriram é que estruturas completamente diferentes podem produzir o mesmo som - algo como bater em uma melancia verde e em uma melancia madura e ouvir o mesmo som.

"O que nos empolgou foi o fato de não podermos explicar nossas descobertas usando os conceitos existentes, como as simetrias espaciais," disse o professor Vincenzo Vitelli, lembrando que os físicos usam há décadas esses conceitos para descrever e prever as propriedades de um objeto com base em suas simetrias espaciais.

A nova explicação que emergiu é o que os pesquisadores chamam de "dualidade", uma simetria escondida associando partes do sólido aparentemente não relacionados.

"Nós observamos que pares de configurações distintas ao longo do mecanismo apresentam o mesmo espectro vibracional e módulos elásticos relacionados. Demonstramos que essas propriedades intrigantes surgem de uma dualidade entre pares de configurações em ambos os lados de um ponto mecânico crítico," escreveu a equipe. Ou seja, é uma autodualidade, que emerge quando uma dualidade se torna recorrente em um material periódico.

Spintrônica mecânica

A descoberta dessa dualidade promete ter grande impacto no projeto dos metamateriais, permitindo projetar materiais artificiais que apresentem propriedades específicas.

A maioria dos metamateriais tem sido projetada para lidar com luz, mas essa nova simetria abre o caminho para o projeto de materiais artificiais que manipulem o som - fônons, que são "partículas de calor", em vez de fótons, as partículas de luz.

Os elétrons têm uma propriedade chamada "spin", que é usada como base para alguns dos mais recentes eletrônicos de alta tecnologia. Os fônons, por sua vez, não têm um spin intrínseco, mas se for possível moldar a estrutura dos materiais, é possível dar aos fônons um "pseudo-spin". Vitelli e seus colegas batizaram esse conceito de "spintrônica mecânica".

Isso permitiria usar esses materiais em dispositivos fonônicos - semelhantes aos eletrônicos, mas com habilidades diferentes, viabilizando a fonônica, ou "eletrônica do calor".

"Nossa abordagem também se aplica a outras ondas, não apenas a fônons - por exemplo, ondas de luz e matéria," disse o pesquisador Michel Fruchart.

Bibliografia:

Artigo: Dualities and non-Abelian mechanics
Autores: Michel Fruchart, Yujie Zhou, Vincenzo Vitelli
Revista: Nature
Vol.: 577, pages 636-640
DOI: 10.1038/s41586-020-1932-6

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s