Pular para o conteúdo principal

Esses exoplanetas, apesar de gigantes, são leves como algodão doce



Por Daniele Cavalcante

O sistema estelar Kepler-51 abriga três exoplanetas descobertos em 2012, orbitando uma estrela parecida com o Sol. O fato curioso sobre esses mundos é que pertencem a uma classe única e rara, inexistente no Sistema Solar. Por terem densidade equivalente à do algodão doce, eles são apelidados de “super-puffs” ("super inchados", em tradução livre).

Novos dados do telescópio espacial Hubble forneceram as primeiras pistas para a química de dois desses planetas. As recentes observações permitiram que uma equipe de astrônomos realizasse estimativas mais precisas da massa e tamanho desses mundos.

De acordo com os resultados, esses planetas têm massa poucas vezes maiores que a massa da Terra, mas suas atmosferas de hidrogênio e hélio são tão inchadas que os mundos são quase do tamanho de Júpiter. Em outras palavras, eles têm volume gigantesco, mas são aproximadamente cem vezes mais leves que Júpiter em termos de massa.

Com a ajuda do Hubble, a equipe procurou em dois desses planetas - o Kepler-51b e Kepler-51d - pistas sobre os componentes presentes em suas atmosferas, principalmente se há nuvens de água. Para surpresa da equipe, eles não encontraram assinaturas químicas. Jessica Libby-Roberts, da Universidade do Colorado, disse que esse resultado foi “completamente inesperado”. O time esperava “observar grandes recursos de absorção de água, mas eles simplesmente não estavam lá”.


Em comparação aos planetas do Sistema Solar, os mundos do sistema Kepler-51 são quase do tamanho de Júpiter, porém com massa 100 vezes menor. As cores dos planetas Kepler-51 são apenas imaginárias (Imagem: NASA, ESA, and L. Hustak and J. Olmsted)

Bem, eles podem não ter encontrado sinais de água, mas o telescópio indicou que as nuvens de lá podem ser compostas por cristais de sal ou neblinas fotoquímicas, semelhante à maior lua de Saturno, Titã.

Esse estudo é importante porque as nuvens fornecem informações sobre como o Kepler-51b e 51d se assemelham a outros exoplanetas de baixa massa e ricos em gás. Ao comparar os espectros dos “super-puffs” com os de outros mundos, a equipe foi capaz de sustentar a hipótese de que a formação de nuvens e neblina está ligada à temperatura de um planeta - quanto mais frio é um planeta, mais nublado ele se torna.

A equipe também explorou a possibilidade de que esses planetas não fossem realmente “super-puffs”. Ao combinar as variações no tempo em que um planeta passa na frente de sua estrela com os trânsitos observados pelo telescópio espacial Kepler, a equipe avaliou melhor as massas planetárias e a dinâmica do sistema. Os resultados não apenas confirmam as medidas anteriores do Kepler-51b, como também revelam que o Kepler-51d é um pouco menos massivo do que se pensava anteriormente - ou seja, ele é ainda mais inchado do que o esperado.

De acordo com as conclusões finais da equipe de pesquisa, esses exoplanetas têm baixas densidades porque o sistema Kepler-51 ainda é muito jovem - apenas 500 milhões de anos. Para fins de comparação, o Sol tem 4,6 bilhões de anos. Como esses mundos estão muito próximos de sua estrela anfitriã, suas atmosferas devem evaporar nos próximos bilhões de anos. O primeiro deles, Kepler-51b, será parecido com uma versão menor e mais quente de Netuno daqui a um bilhão de anos. Já o Kepler-51d, que está mais distante da estrela, continuará sendo um planeta gigante de baixa densidade.



FONTE: Phys.org via canaltech.com.br - SpaceToday

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s