Pular para o conteúdo principal

Brasil nomeia estrela e exoplaneta a 109 anos-luz da Terra como Tupi e Guarani



Por Giovanni Santa Rosa

Em junho, a União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) anunciou uma campanha para permitir que mais de cem países votassem em nomes para estrelas e exoplanetas. Os vencedores do concurso brasileiro foram anunciados nesta terça-feira (17): a estrela se chamará Tupi, e o planeta terá o nome de Guarani.

Antes, o planeta e a estrela tinham nomes nada simpáticos: HD 23079B e HD 23079. Eles ficam na constelação do Retículo e estão a aproximadamente 109 anos-luz da Terra.

A votação organizada pela IAU seguiu o mesmo padrão em todos os países: cientistas e astrônomos selecionavam sugestões e montavam uma lista, e o público votava na sua opção preferida. No Brasil, havia 14 candidatos que faziam referência à cultura do País, como Arara e Sabiá, Caipora e Curupira, Capitu e Bentinho, Dandara e Zumbi, Iara e Saci.

Tupi e Guarani foram os vencedores, recebendo 15% de um total de apenas 7.060 votos. Tupi é a designação dos povos que falavam a língua tupi e habitavam o litoral brasileiro no século XVI. Guarani é o nome do mais populoso povo indígena da América do Sul, que habitava o que hoje corresponde à Argentina, ao Paraguai, ao Uruguai, à Bolívia e ao centro-sul do Brasil.

E que nomes outros países escolheram? Escolhemos alguns dos nomes mais curiosos.

A Argentina quis usar termos do idioma do povo indígena Moqoit, que vive no norte do país. Sua estrela se chamará Nosaxa, que significa “primavera”, e seu planeta se chamará Naquÿa, que quer dizer “irmão”.

Os EUA escolheram nomes de rios do estado do Alasca. A estrela recebeu o nome de Nushagak, e o planeta, de Mulchatna.

A África do Sul decidiu homenagear heroínas da história do país. Sua estrela se chamará Naledi, que significa “estrela” e é um nome próprio dado para meninas na esperança de que tragam luz e alegria para suas famílias. Já o planeta se chamará Krotoa, nome da educadora, intérprete e tradutora que viveu no século 17 e é considerada Mãe da África.

A Etiópia optou por um tema bem específico e inusitado: o tradicional ritual do café do país. A estrela se chamará Buna, que quer dizer “café”, e o planeta terá o nome de Abol, como é chamada a primeira rodada na cerimônia do café.

A Grécia, como era de se esperar, recorreu à sua mitologia — mais especificamente, ao mito da Hidra, o monstro de nove cabeças. A estrela se chamará Lerna, nome do lago onde a Hidra teria vivido, e o planeta se chamará Iolaus, nome do sobrinho de Hércules que ajudou o tio a exterminar o monstro.

A China recorreu a deuses de seus povos ancestrais para batizar suas estrelas e planetas. A estrela da China se chamará Xihe, nome da deusa do Sol, enquanto o planeta receberá o nome de Wangshu, deusa que leva para a Lua.

O Japão usou palavras de seus povos indígenas para batizar os astros. A estrela do Japão se chamará Kamui, nome de uma entidade sobrenatural que possui energia espiritual, e o planeta terá o nome de Chura, palavra que significa “beleza natural”.

Você pode ver todos os nomes escolhidos no site da campanha NameExoWorlds.

[NameExoWorlds, Agência Brasil]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s