Pular para o conteúdo principal

Menor motor do mundo gira como uma roda voadora


O menor motor do mundo funciona devido à sua rotação intrínseca, que converte o calor absorvido de um laser em oscilações ou vibrações do íon aprisionado.
[Imagem: John Goold/Trinity College Dublin]

Motor atômico

Há cerca de três anos, uma equipe de físicos de vários países construiu o menor motor do mundo, usando um único íon de cálcio - ele é aproximadamente 10 bilhões de vezes menor do que um motor de carro.

Agora eles aprimoraram o nanomotor e, em vez de um movimento de vai-e-vem, similar a um pistão, o motor produz vibrações que o fazem funcionar como uma roda voadora, ou flywheel.

O motor em si - um único íon de cálcio - é eletricamente carregado, o que facilita sua captura e controle com campos elétricos. A substância de trabalho do motor é a "rotação intrínseca" do íon (seu momento angular, ou spin). Essa rotação é usada para converter o calor absorvido do laser em oscilações ou vibrações do íon aprisionado.

Dando a partida no motor atômico a partir do repouso - ou, mais precisamente, do seu "estado fundamental" (a menor energia da física quântica) - a equipe observou o pequeno motor forçando a roda voadora a rodar cada vez mais rápido. Fundamentalmente, o estado do íon fica acessível no experimento, permitindo que os físicos avaliem com precisão o processo de deposição de energia.


O experimento permite fazer medições fundamentais da mecânica quântica.
[Imagem: Lindenfels et al. - 10.1103/PhysRevLett.123.080602]

"A roda voadora nos permite realmente medir a potência de um motor em escala atômica, resolvendo quantas únicos de energia, pela primeira vez," disse o professor Mark Mitchison, do Trinity College de Dublin, na Irlanda, referindo-se às unidades discretas de energia (quantum) previstas pela mecânica quântica.

Este é um exemplo de motor de calor, que converte energia termal em movimento - assim como os motores a vapor ou as turbinas das termoelétricas. O calor é fornecido por um laser, e o motor atômico converte a energia do spin do íon de cálcio em um movimento da partícula.

"O gerenciamento de calor em nanoescala é um dos gargalos fundamentais para uma computação mais rápida e eficiente. Compreender como a termodinâmica pode ser aplicada em ambientes microscópicos é de suma importância para as tecnologias futuras," disse o professor John Goold, membro da equipe.

Bibliografia:

Artigo: Spin heat engine coupled to a harmonic-oscillator flywheel
Autores: David von Lindenfels, Oliver Grab, Christian T. Schmiegelow, Vidyut Kaushal, Jonas Schulz, Mark T. Mitchison, John Goold, Ferdinand Schmidt-Kaler, Ulrich G. Poschinger
Revista: Physical Review Letters
Vol.: 123, 080602
DOI: 10.1103/PhysRevLett.123.080602

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s