Pular para o conteúdo principal

Corrente de luz transmite ondas de rádio em um único sentido


Este é o circuito usado para demonstrar o Efeito Hall aplicado aos fótons, que cria uma corrente de luz.
[Imagem: University of Illinois at Urbana-Champaign Department of Mechanical Engineering]

Corrente de luz

Um dos efeitos eletromagnéticos mais conhecidos da física, o Efeito Hall, largamente explorado em semicondutores, foi replicado usando fótons - no comprimento de ondas de rádio - em vez de elétrons.

Essa autêntica "corrente de luz" poderá ser usada para criar sistemas avançados de comunicação, que reforçam a transmissão de sinais em uma direção, enquanto absorvem simultaneamente os sinais na direção oposta.

Mais do que isso, a tecnologia promete reduzir pela metade a largura de banda necessária para uma determinada comunicação, permitindo que uma antena envie e receba sinais na mesma frequência simultaneamente, por meio de um processo chamado acoplamento não-recíproco.

Efeito Hall artificial

O Efeito Hall, descoberto em 1879 por Edwin Hall, ocorre devido à interação entre partículas carregadas e campos eletromagnéticos. Em um campo elétrico, partículas carregadas negativamente (elétrons) experimentam uma força oposta à direção do campo. Em um campo magnético, os elétrons em movimento experimentam uma força na direção perpendicular ao movimento e ao campo magnético. Essas duas forças se combinam no Efeito Hall, onde campos elétricos e magnéticos perpendiculares se combinam para gerar uma corrente elétrica.

A luz não tem carga elétrica, portanto, campos elétricos e magnéticos regulares não podem ser usados para gerar uma "corrente de luz", uma corrente de fótons análoga à corrente de elétrons.

No entanto, Christopher Peterson, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, nos EUA, fez exatamente isso com a ajuda do que ele chama de "campos elétricos e magnéticos sintéticos".

"Embora as ondas de rádio não carreguem carga e, portanto, não experimentem forças de campos elétricos ou magnéticos, os físicos sabem há vários anos que forças equivalentes podem ser produzidas confinando a luz em estruturas que variam no espaço ou no tempo," explicou Peterson. "A taxa de variação da estrutura no tempo é efetivamente proporcional ao campo elétrico, e a taxa de variação no espaço é proporcional ao campo magnético. Embora esses campos sintéticos tenham sido anteriormente considerados separadamente, mostramos que sua combinação afeta os fótons da mesma maneira que afeta os elétrons."

Rádio em sentido único

Criando um circuito especialmente projetado para reforçar a interação entre esses campos sintéticos e as ondas de rádio, a equipe aproveitou o princípio do Efeito Hall para reforçar os sinais de rádio em uma direção, aumentando sua intensidade, além de interromper e absorver os sinais na direção contrária.

Os experimentos mostraram que, com a combinação precisa de campos sintéticos, os sinais podem ser transmitidos através do circuito com uma eficácia mais de 1.000 vezes maior numa direção do que na direção oposta - é quase um diodo para comunicações de rádio.

Esse mecanismo pode ser usado para produzir novos equipamentos que protejam as fontes de ondas de rádio contra interferências potencialmente prejudiciais, ou que ajudem a garantir que medições em experimentos de mecânica quântica mantenham a precisão desejada.

A equipe já está trabalhando em experimentos que estendem o conceito a outros tipos de ondas, incluindo vibrações mecânicas e a luz em outros comprimentos de onda, principalmente aqueles usados em telecomunicações.

Bibliografia:

Artigo: Strong Nonreciprocity in Modulated Resonator Chains through Synthetic Electric and Magnetic Fields
Autores: Christopher W. Peterson, Wladimir A. Benalcazar, Mao Lin, Taylor L. Hughes, Gaurav Bahl
Revista: Physical Review Letters
Vol.: 123, 063901
DOI: 10.1103/PhysRevLett.123.063901

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s