Por Patrícia Gnipper
Pousando em Marte no dia 24 de janeiro de 2004, o rover Opportunity está completando 15 anos no Planeta Vermelho. Contudo, ele continua em silêncio, desde que uma intensa tempestade de poeira recobriu o planeta em junho do ano passado.
Desde então, o veículo exploratório já percorreu bastante terreno marciano, tendo aterrissado inicialmente na região chamada de Meridiani Planum. Após o pouso, o Opportunity enviou seu primeiro sinal à Terra na tarde do mesmo dia, e ele foi projetado para rodar apenas por 1 quilômetro em um período de somente 90 dias. Contudo, até a fatídica tempestade de 2018, ele já havia percorrido mais 45 km na superfície marciana, com 14 anos de exploração bem sucedida.
"Quinze anos na superfície de Marte é um testemunho não apenas de uma magnífica máquina de exploração, mas da equipe dedicada e talentosa que nos permitiu expandir nosso espaço de descoberta do Planeta Vermelho", celebrou John Callas, gerente de projetos do Opportunity na NASA. Contudo, ele descreve a ocasião como tendo um sabor amargo, "pois atualmente não sabemos o status do rover". Callas também reforça que ele e sua equipe está fazendo tudo a seu alcance para retomar alguma comunicação, "mas com o passar do tempo, a probabilidade de um contato bem-sucedido continua a diminuir".
Visão de Marte antes e durante a tempestade que pode ter acabado com a "vida" do Opportunity
A última vez em que a NASA conseguiu se comunicar com o robô aconteceu em 10 de junho do ano passado, quando a tempestade de poeira impediu as baterias solares do rover de continuarem captando energia solar. E, embora a tempestade já tenha se dissipado, o Opportunity não nos enviou mais nenhum sinal de vida. Mas isso não significa que a missão acabou: os engenheiros da NASA estão constantemente enviando comandos para tentar captar algum sinal do rover, ainda que seja um último suspiro. Então, a agência espacial ainda não declarou o fim da linha para o rover, mantendo-se esperançosa de retomar contato com esse verdadeiro guerreiro.
Outras máquinas construídas por humanos estão em Marte e funcionando a todo vapor, como o rover Curiosity e a sonda da missão InSight, estacionária, que está estudando o interior de Marte desde novembro de 2018. O Opportunity é um robô gêmeo do Spirit, rover que também pousou no Planeta Vermelho em 2004, mas perdeu contato com a Terra em março de 2010. A NASA tentou restabelecer a comunicação até maio de 2011, quando anunciou que todas as tentativas se mostraram frustradas e, por isso, a missão estaria encerrada.
FONTE: NASA via canaltech.com.br
Comentários
Postar um comentário