Pular para o conteúdo principal

Cientistas criam tecnologia que usa laser para enviar sons a pessoas específicas



Por Natalie Rosa

Pesquisadores descobriram que um laser é capaz de transmitir uma mensagem audível a uma pessoa sem um equipamento de recepção, sendo os sinais de áudio altamente direcionados pelo ar.

Os cientistas do Lincoln Laboratory, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, explicaram que dois métodos diferentes baseados em laser foram usados para a transmissão de vários tons, música e fala gravada em um volume de conversação. O líder do estudo, Charles M. Wynn, explicou que o sistema é o primeiro que utiliza lasers totalmente seguros para os olhos e a pele.

A tecnologia é baseada no efeito fotoacústico, que acontece quando um material forma ondas sonoras depois de absorver luz. Então, os pesquisadores aproveitaram o vapor da água no ar para fazer a absorção da iluminação e criar o som.

"Isso pode funcionar até mesmo em condições relativamente secas porque quase sempre há um pouco de água no ar, principalmente ao redor de pessoas. Descobrimos que não precisamos de muita água se usamos um comprimento de onda do laser que é muito absorvido pela água. A absorção mais forte leva a mais som", revela Wynn.

Um desses novos métodos de transmissão surgiu a partir de uma técnica chamada espectroscopia fotoacústica dinâmica (DPAS), criada para a detecção de substâncias químicas. Com isso, foi descoberto que a varredura ou escaneamento de um feixe de laser na velocidade do som poderia melhorar a detecção de produtos químicos.

O novo estudo permite que uma mensagem seja enviada a apenas um indivíduo, pois a técnica de varredura a laser só pode ser ouvido a uma certa distância do transmissor. No entanto, ainda há a possibilidade de direcionar uma mensagem para várias pessoas.

Em testes no laboratório, pesquisadores demonstraram que o equipamento comercial disponível é capaz de transmitir som a uma pessoa que esteja a mais de 2,5 metros de distância utilizando a técnica de varredura a laser. Os cientistas também testaram um método fotoacústico tradicional que não requer varredura do laser e que faz a codificação da mensagem de áudio modulando a potência do feixe.

O objetivo, agora, é aplicar a tecnologia de forma comercial.

FONTE: Phys.Org via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s