Pular para o conteúdo principal

Câmera do telescópio Hubble quebrou; greve no governo dos EUA prejudica o reparo



Por Patrícia Gnipper

A Wide Field Camera 3, um dos principais instrumentos do telescópio espacial Hubble, quebrou na última terça-feira (8). Como se isso não fosse problema suficiente, os engenheiros da NASA não conseguirão trabalhar no reparo tão cedo, já que está rolando uma paralisação no governo dos EUA — e, vale lembrar, a NASA é uma agência estatal e, portanto, faz parte da greve.

No Goddard Space Flight Center, da NASA, é que ficam as operações do Hubble e, ali, a maioria dos funcionários está em licença involuntária enquanto durar a paralisação. Apenas algumas pessoas responsáveis pela operação de espaçonaves que estão voando no momento foram autorizadas a continuar trabalhando. Entre esses funcionários, estão alguns que operam o Hubble — mas o telescópio espacial, que tem quase 30 anos de operação, precisará de mais funcionários para que o reparo seja feito devidamente.

Emergencialmente, a NASA criou uma equipe para investigar o problema técnico e, então, descobrir o que e quanto tempo será necessário para o reparo. Mas como a assessoria de imprensa da agência espacial, que também é do governo, está de licença por conta da paralisação, também não está fácil conseguir informações sobre o caso. Vale ressaltar que, durante a paralisação, os funcionários ficam proibidos de voltarem ao trabalho, mesmo se desejarem.

A câmera defeituosa não é a única do Hubble, que tem uma segunda câmera e dois espectrógrafos que permanecem funcionando normalmente, continuando a coletar dados. E o Instituto de Ciência do Hubble, que fica em outro local e administra as operações científicas do telescópio, permanece aberto e funcionando, usando a verba que a NASA forneceu antes do início das paralisações — então a situação não é tão trágica assim, por enquanto. Mas, caso a greve se estenda por muito mais tempo, esse dinheiro vai acabar e, então, não será possível continuar administrando a ciência fornecida pelo Hubble, mesmo que com defeito.

A paralisação começou no dia 22 de dezembro, afetando cerca de 75% do governo, e ainda não há previsão de encerramento. E, quando a paralisação começou, cientistas já estavam preocupados justamente com a possibilidade de o Hubble apresentar problemas até o retorno normal das atividades pois, em outubro do ano passado, o telescópio espacial parou de funcionar por três semanas graças a um giroscópio defeituoso.

Afinal, o Hubble foi lançado ao espaço em 1990, tendo sido atualizado cinco vezes por astronautas, sendo que a última manutenção presencial foi feita em 2009, quando a câmera que agora apresentou defeito foi instalada. Sendo assim, algum de seus instrumentos apresentar defeitos e exigir reparos não é algo assim tão surpreendente, dado seu longo tempo de operação. O Hubble será substituído pelo telescópio espacial James Webb, que deveria ter sido lançado no ano passado, mas uma série de problemas fez com que a NASA precisasse adiar seu lançamento para 2021. Ele é três vezes maior do que o Hubble.

FONTE: Nature via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s