Pular para o conteúdo principal

Robô que bate asas imita acrobacias aéreas de insetos


O robô-inseto voa batendo asas. [Imagem: Matej Karásek et al. - 10.1126/science.aat0350]

Robô que imita voo de insetos

Um robô que voa com grande agilidade batendo asas promete ajudar a esclarecer os complexos movimentos do voo de pássaros e insetos, como as moscas, que fazem curvas incrivelmente rápidas.

Os insetos estão entre as criaturas voadoras mais ágeis da Terra, capazes de girar rapidamente enquanto pegam presas ou evitam uma raquete chocante.

A pesquisa sobre a aerodinâmica que torna essas manobras possíveis tipicamente envolve observações de voo usando câmeras de alta velocidade, seguida de modelagem teórica. Mas, na hora de reproduzir as técnicas de voo na prática, os robôs voadores e os aviões não vinham dando conta do recado.

Por isso, Matej Karásek e seus colegas da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, desenvolveram um robô autônomo biomimético, com quatro asas que batem e sem cauda. Assim, sua posição e orientação de voo são controladas apenas através de ajustes precisos nos movimentos das asas.

"O robô tem uma velocidade máxima de 25 km/h e pode realizar manobras agressivas, como viradas de 360 graus. Além disso, com uma envergadura de 33 cm e 29 gramas de peso, o robô tem, pelo seu tamanho, excelente eficiência energética, permitindo 5 minutos de voo pairando ou mais de 1 km de alcance com uma bateria totalmente carregada," disse Karásek.


O robô imitou com precisão várias manobras das moscas-das-frutas. [Imagem: Matej Karásek et al. - 10.1126/science.aat0350]

Grande e ágil

Para demonstrar o potencial para a pesquisa do voo animal, Karásek programou o robô para imitar as curvas rápidas e evasivas feitas pelas moscas-das-frutas. Apesar de o robô ser mais de 55 vezes maior do que o inseto, ele replicou com precisão a dinâmica das manobras da mosca.

Uma das novidades é que os experimentos mostraram que uma abordagem passiva é a melhor técnica para controlar as manobras estonteantes do inseto, incluindo fazer curva inclinadas e minimizar o deslizamento lateral - as técnicas ativas testadas falharam.

De acordo com a equipe, os recursos de voo bioinspirados do robô fornecem um novo e efetivo análogo para o estudo de uma variedade de tarefas exigentes associadas com o voo dos insetos, incluindo decolagem, pouso, curvas rápidas e perseguição e fuga.

Bibliografia:

A tailless aerial robotic flapper reveals that flies use torque coupling in rapid banked turns
Matej Karásek, Florian T. Muijres, Christophe De Wagter, Bart D. W. Remes, Guido C. H. E. de Croon
Science
Vol.: 361 Issue 6407 1089-1093
DOI: 10.1126/science.aat0350

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s