Pular para o conteúdo principal

Pela primeira vez na história, sondas japonesas aterrissam em asteroide


FOTO DE ASTEROIDE ENVIADO POR UM DOS ROVERS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Dois jipes exploradores foram lançados da espaçonave Hayabusa-2 e tocaram o solo do asteroide Ryugu com sucesso: veja fotos

Mais um passo importante da exploração espacial foi conquistado: na última sexta-feira (21 de setembro), duas sondas lançadas pela espaçonave japonesa Hayabusa-2 aterrissaramem um asteroide pela primeira vez na história. Batizados de Minerva II-1, os jipes (que também são conhecidos como rovers) enviaram fotos de sua chegada ao asteroide Ryugu, localizado a 280 milhões de quilômetros de distância da Terra.

A notícia da aterrissagem foi divulgada no Twitter oficial da missão conduzida pela Agência Japonesa de Exploração Espacial (JAXA). O procedimento da chegada da dupla de sondas foi complexo: a Hayabusa-2 aproximou-se a uma distância de 55 metros do asteroide para lançar o Minerva II-1.

As sondas pesam apenas 1 quilo cada uma e foram desenvolvidas para percorrer a superfície do asteroide e coletar informações como massa, densidade e gravidade do objeto espacial, determinando sua composição mineral e elementar.


FOTO DO RYUGU PRODUZIDO PELAS SONDAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Lançada em dezembro de 2014, a Hayabusa-2 (que em japonês significa "falcão peregrino") chegou ao asteroide Ryugu em junho deste ano — o objeto espacial orbita entre a Terra e Marte e tem cerca de 900 metros de diâmetro. Os cientistas estão curiosos para entender uma particularidade do asteroide: ele gira em torno de seu próprio eixo a cada 7,5 horas, mais lentamente do que outros objetos de tamanhos semelhantes. De acordo com os estudos iniciais, o Ryugu pode ter sido parte de um asteroide maior que se separou em um período ainda não determinado.

A Hayabusa-2 enviará outros pequenos ijipes para o asteroide até o final deste ano. No primeiro semestre do ano que vem, a missão explodirá uma cratera no Ryugu usando um projétil de dois quilos. Para evitar danos causados ​​pela dispersão de detritos, a espaçonave se esconderá no lado oposto do asteroide depois de liberar o projétil e usar uma câmera para documentar a colisão. Espera-se que as imagens do impacto mostrem como as crateras são formadas nos corpos celestes.

A Hayabusa-2 retornará então ao local da explosão para coletar amostras de rocha das profundezas do asteroide na esperança de que produzam dados sobre a formação do objeto espacial durante a formação do sistema solar. A nave deve retornar suas amostras para a Terra no final de 2020.

Essa missão é uma sequência do projeto Hayabusa: a primeira versão da espaçonave, que retornou à Terra em 2010 após percorrer 6 bilhões de quilômetros em seis anos, conseguiu coletar cerca de 1,5 mil partículas de poeira de asteroides.


FOTO DO ASTEROIDE RYUGU (FOTO: DIVULGAÇÃO)

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s