Pular para o conteúdo principal

Bilionário japonês será o primeiro turista a viajar até a Lua


O empreendedor Yusaku Maezawa afirmou que convidará artistas para acompanhá-lo na missão, que deverá acontecer em 2023

Uma nova etapa da exploração espacial foi iniciada nesta segunda-feira (17 de setembro): o empreendedor Yusaku Maezawa será o primeiro turista a viajar em direção à Lua e dar uma volta ao redor de nosso satélite natural a bordo de uma espaçonave. O bilionário sul-africano Elon Musk, fundador da empresa SpaceX, realizou o comunicado na sede da companhia— o evento foi transmitido ao vivo pela internet e contou com a presença do futuro viajante.

Maezawa será o 25º humano a circundar a Lua e observar o seu "lado oculto" — por conta da sincronia de movimentos com a Terra, parte do nosso satélite sempre permanece oculto ao nosso olhar. Ao contrário das outras pessoas que tiveram o privilégio de realizar essa viagem, entretanto, Maezawa embarcará nessa aventura por fins exclusivamente turísticos. A última missão humana que visitou a Lua aconteceu em 1972, com o projeto norte-americano Apollo.

Ao ser apresentado como o turista que viajará a bordo da nave da SpaceX, Maezawa afirmou que estava muito entusiasmado com a possibilidade de conhecer a Lua. Como uma contribuição para levar uma mensagem de paz, ele afirmou que convidará artistas para embarcar nessa missão: em um site lançado hoje, Maezawa afirma que levar pessoas criativas para conhecer a Lua será uma maneira de inspirar a humanidade. Designers, fotógrafos, músicos, estilistas e artistas plásticos são alguns dos profissionais que poderão participar do projeto, batizado de "Dear Moon" (Querida Lua, em português).

Aos 42 anos, Maezawa é conhecido por suas iniciativas ligadas à arte: em 2017, ele pagou US$ 110,5 milhões (o equivalente a R$ 456,78 milhões) em um quadro do artista norte-americano Jean-Michel Basquiat.

De acordo com a SpaceX, o voo comercial em direção à Lua será realizado por meio do veículo Big Falcon Rocket (BFR), um foguete reutilizável que será considerado o maior e mais poderoso transporte espacial já desenvolvido. Em sua extensão total, o foguete terá 118 metros de extensão. No espaço, um módulo de 55 metros e equipado com sete motores se desprenderá e realizará a viagem até a Lua. Os protótipos do BFR já estão sendo desenvolvidos e testados pelos engenheiros da companhia — que foram elogiados por Musk durante o comunicado.

Musk explicou que, inicialmente, o passeio consistirá em circundar a Lua a bordo da espaçonave para então retornar à Terra. O tempo desse percurso demorará de quatro a cinco dias, de acordo com as estimativas da SpaceX.


ELON MUSK DURANTE O COMUNICADO NESTA SEGUNDA-FEIRA (FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE)

A missão turística deverá acontecer até 2024. Até lá, Maezawa realizará treinamentos para viajar até a Lua em segurança. O valor do contrato assinado entre o turista e a SpaceX não foi divulgado, mas não deve ser nada barato: de acordo com especialistas consultados, desenvolver um foguete e realizar o transporte de passageiros custará centenas de milhões de dólares para a companhia norte-americana.



Criada em 2002 nos Estados Unidos, a SpaceX é considerada a maior empresa aeroespacial privada do planeta e já realizou diferentes projetos em parceria com outras companhias e instituições governamentais, como a NASA. Em seu comunicado, Musk afirmou que a criação da SpaceX tem o objetivo de "levar a vida para além da Terra", explorando diferentes planetas do Sistema Solar, como os planos de colonização de Marte.

Até hoje, sete pessoas já realizaram viagens ao espaço como turistas. A missão, entretanto, era bem mais modesta: a bordo do foguete russo Soyuz, os passageiros visitaram a Estação Espacial Internacional. Outras empresas como a Virgn Galactic e a Blue Origin também planejam investir em viagens mais "ousadas" para além da Terra.




https://dearmoon.earth/

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s