Pular para o conteúdo principal

Menino de 13 anos encontra tesouro de mil anos enterrado na Alemanha


Rei Haroldo 1º pode ter enterrado o tesouro quando fugia de seus inimigos após perder batalha para o próprio filho

Segundo os historiadores, seu reinado gerou o legado uma Dinamarca unificada e convertida ao Cristianismo. Mas Haroldo 1º, também conhecido como "Dente Azul", deixou outra herança: um tesouro enterrado na ilha Rügen, na Alemanha.

Os pertences foram descobertos em janeiro por René Schön, um arqueólogo amador, e por seu aluno Luca Malaschnitschenko, de 13 anos, quando os dois buscavam tesouros na ilha com a ajuda de um detector de metais.

Eles encontraram anéis, broches, pérolas, colares trançados, um martelo e várias moedas que correspondem ao período em que Haroldo governou o que hoje em dia é a Dinamarca, o norte da Alemanha, o sul da Suécia e partes da Noruega, compreendido entre os anos 958 e 986, aproximadamente. Há também peças mais antigas, datadas de 714.

As peças mais recentes datam da década de 980, indicando que esse tesouro poderia ter sido escondido por pessoas próximas a Haroldo 1º, já que, em 986, após perder uma batalha contra o próprio filho, ele precisou fugir para a Pomerânia. Lá, morreria um ano mais tarde.

Haroldo 1º ficou conhecido, entre outras coisas, por rejeitar as crenças vikings e unificar a Dinamarca. Em 950, ele se converteu ao Cristianismo e estabeleceu várias dioceses na Dinamarca.

Foi em homenagem a ele que algumas empresas escandinavas de tecnologia batizaram a tecnologia de conexão sem fio de dispositivos digitais de "bluetooth" ("dente azul").


O arqueólogo amador René Schön e seu aluno Luca Malaschnichenko, de 13 anos, foram os primeiros a descobrir os pertences do rei Haroldo 1º

Descoberta
René Schön e Luca Malaschnitschenko contam que, ao fazer as buscas pela ilha, se depararam com o que pensavam ser um pedaço de alumínio sem valor. Depois, perceberam que era uma moeda de prata.

A descoberta deles foi mantida em sigilo até que uma equipe de arqueólogos realizasse escavações em uma área de 400 m² no local.

"Esse tesouro é o maior achado de moedas do Dente Azul na região sul do Mar Báltico e, portanto, é de grande importância", disse Michael Schirren, arqueólogo responsável pelas escavações.


Entre os objetos encontrados estão diversas moedas de prata, muitas já com o símbolo da cruz

O local de descoberta, Schaprode, está localizado a poucos quilômetros de Hiddensee, onde no século 19 foi encontrado um conjunto de 16 peças de ouro da época do rei.

Especialistas acreditam que o tesouro foi enterrado enquanto Haroldo 1º fugia para a Pomerânia.

"Este é um caso incomum de uma descoberta que parece corroborar com o que as fontes históricas dizem", disse o arqueólogo Detlef Jantzen.


Os arqueólogos fizeram escavações em uma área de 400 m² na ilha Rügen, na Alemanha

FONTE: BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s