Pular para o conteúdo principal

Cientistas criam acidentalmente enzima que digere o plástico



Por: George Dvorsky

Há dois anos, cientistas descobriram uma enzima em um centro de reciclagem no Japão que era capaz de digerir o plástico. Durante um experimento recente para entender como essa enzima funciona, os pesquisadores criaram acidentalmente uma versão mutante que lida com o plástico de um jeito ainda mais eficiente. A descoberta pode nos levar um grande avanço na redução de lixo plástico, especialmente de garrafas PET.

O progresso na ciência é conduzido por trabalhos bem deliberados e calculados, mas de vez em quando acontece algum acaso feliz que nos permite fazer grandes avanços.

O novo relatório publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences é um caso perfeito dessa situação. Pesquisadores da Universidade de Portsmouth e do Laboratório Nacional de Energia Renovável do Departamento de Energia dos EUA estavam conduzindo um experimento para ver como uma enzima que quebra o plástico em pequenas partículas funciona (uma enzima é um subproduto químico produzido por organismos vivos). Quando eles alteraram sua estrutura física, os cientistas criaram sem querer uma enzima que é 20% mais eficiente, se comparada com a enzima encontrada na natureza.

“O acaso muitas vezes tem um papel significativo na pesquisa científica fundamental e nossa descoberta não é uma exceção”, disse John McGeehan, autor principal do novo estudo, em um comunicado. “Embora a melhoria seja modesta, essa descoberta inesperada sugere que existe espaço para melhorar ainda mais essas enzimas, nos colocando mais perto de uma solução de reciclagem para a montanha crescente de plásticos descartados”.

Os plásticos se tornaram populares na década de 1960 e o lixo produzido por esses produtos era uma pequena dor de cabeça, mas já se transformou em uma enxaqueca latejante. O lixo plástico existe praticamente em qualquer lugar, de aterros sanitários e parques estaduais, passando por grandes manchas de lixo oceânico e até mesmo nas partes mais profundas do mar. Milhões de toneladas de garrafas de plástico, por exemplo, sujam o planeta e levam centenas de anos para se degradar.

Encontrar maneiras para acelerar o processo de degradação é um grande desafio. A descoberta, em 2016, de uma enzima que “come” exclusivamente o Politereftalato de etileno (PETs) – plástico encontrado em garrafas – nos deu alguma esperança. Essa enzima estranha, chamada PETase, vem de uma bactéria chamada Ideonella sakaiensis, e quebra o PET em ácido tereftálico e etilenoglicol em um processo de leva dias, em vez de séculos. O PET passou a existir a partir da década de 1940 e por isso a equipe de McGeehan descobriu que a enzima só se desenvolveu recentemente, provavelmente em uma unidade de reciclagem no Japão, onde ela foi encontrada. Para o novo estudo, os pesquisadores quiseram determinar como a enzima evoluiu e visualizar como poderia ser melhorada.


Uma imagem de microscopia eletrônica mostrando a interação entre a enzima (verde) com o plástico (cinza). Imagem: H. P. Austin et al., 2018

Utilizando o síncrotron da Diamond Light Source no Reino Unido, os pesquisadores conseguiram resolver a estrutura de cristal da PETase. Essa máquina utiliza intensos feixes de raios-x que contém bilhões de fótons a mais do que os raios-x que vêm do Sol, permitindo que os pesquisadores vejam a estrutura dos átomos individuais em três dimensões.


Representação 3D da enzima PETase. Ilustração.: H. P. Austin et al., 2018.

Para visualizar virtualmente como essa enzima interage com o plástico, os pesquisadores modelaram a estrutura 3D recém derivada em um computador. Eles conseguiram ver que a PETase era visualmente similar a uma enzima chamada cutinase, que é encontrada em fungos que infectam plantas. Mas ela tinha diferenças importantes, incluindo uma área exposta ativa que se liga bem com os plásticos.

Para testar a teoria da que a PETase evoluiu em um ambiente rico com PETs, os pesquisadores causaram uma mutação no local ativo da PETase para torná-la mais parecida com a cutinase. E foi aí que os pesquisadores encontraram uma enzima que fazia o trabalho de degradação do plástico ainda mais eficiente.

Além de conseguir degradar PETs, os pesquisadores confirmaram que a enzima mutante era capaz de digerir furandicarboxilato de polietileno (PEF), um substituto biológico para os plásticos PETs que um dia podem substituir algumas garrafas de cerveja.

Os pesquisadores agora continuarão o trabalho para ver se a enzima pode ser produzida em escala industrial e digerir o plástico ainda mais rápido. Os cientistas esperam que um sistema de reciclagem circular possa ser desenvolvido, onde o plástico possa ser reconstituído, aliviando a carga de produção de plástico e extração de petróleo.

“Acho esse trabalho muito animador”, disse Oliver Jones, químico da Universidade RMIT, que não estava envolvido no estudo. “Enzimas são não-tóxicas, biodegradáveis e podem ser produzidas em grandes quantidades por microorganismos (bactérias e fungos). Embora muitas pessoas não saibam, as enzimas já nos ajudam em muitas áreas do dia-a-dia e estão presentes em detergentes para roupas, na comida, couro e nas indústrias têxteis”.

Pode demorar um pouco até vermos essa enzima mutante usada em escala industrial, mas certamente estamos caminhando para que isso aconteça.

[Proceedings of the National Academy of Sciences]

Imagem do topo: David Jones

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s