Pular para o conteúdo principal

Aquele telescópio chinês incrível já fez suas primeiras descobertas



Por: Ryan F. Mandelbaum

Talvez você já tenha visto as imagens incríveis do Telescópio de Rádio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros, ou FAST, um telescópio enorme na província de Guizhou, na China, que foi ligado no ano passado. Você talvez também tenha ouvido que, sim, muitos esperam que ele encontre sinais de vida alienígena. E ele já está começando a fazer descobertas.

A agência de notícias chinesa Xinhua relata que o telescópio de meia-cúpula do tamanho de 30 campos de futebol encontrou dezenas de candidatos a pulsares, vários dos quais foram confirmados pelo telescópio Parkes, na Austrália. Existem várias razões pelas quais os pulsares são legais: eles estão constantemente piscando como faróis distantes, o que os torna ferramentas astronômicas úteis para medir distâncias, por exemplo.

Além disso, talvez os alienígenas tenham construído megaestruturas em torno deles. Brincadeira, estou só especulando aqui.

Os pulsares são estrelas de nêutrons ou anãs brancas, cadáveres de estrelas densas que giram rapidamente e parecem estar piscando quando vistas a partir de nosso ponto de vantagem na Terra. Isso porque eles enviam feixes colimados para fora como faróis. Mas todos os pulsares que os cientistas conseguiram encontrar até agora estavam dentro dos limites da Via Láctea.

Conforme noticia a Xinhua, dois dos pulsares estão a 16 mil anos-luz e 4.100 anos-luz de distância, chamados J1859-01 e J1931-01, respectivamente, ambos ainda na Via Láctea. Mas o comunicado de imprensa prossegue e afirma que o FAST pode ser capaz de buscar por pulsares extragalácticos até o ano que vem.

Isso seria bem importante. “Pulsares são úteis para estudar o material ionizado em nossa galáxia, seus pulsos de rádio viajam pelo meio interestelar e nos permitem medir suas propriedades”, disse Emily Petroff, especialista em pulsares do Instituto Holandês de Radioastronomia, em entrevista ao Gizmodo. “Então, ter um pulsar em outra galáxia seria uma ferramenta superpoderosa para sondar o meio interestelar (e intergaláctico) entre nós e outra galáxia. Isso nunca foi feito antes.”

Mas mesmo explorar pulsares em nossa própria galáxia já é empolgante. A maioria dos outros telescópios é muito fraca para detectá-los, disse Petroff, mas provavelmente existem vários por aí que os astrônomos ainda não encontraram. Talvez o FAST possa ajudar.

O FAST já teve sua parcela de controvérsia no passado. O New York Times noticiou em 2016 que a China planejava retirar mais de nove mil moradores da área bastante pobre para reduzir o potencial de radiação adicional que entupia o sinal do telescópio. Agora, ele tem um problema com turistas. E, é claro, essa não é a primeira vez que um grande experimento científico causou confusão em uma comunidade local, com outros protestando contra o início da construção do Thirty Meter Telescope acima do vulcão Mauna Kea, no Havaí.

Esse é só o começo para o FAST, e certamente ele ainda vai publicar muito mais resultados empolgantes. Afinal, ele é o radiotelescópio mais sensível do mundo, disse Petroff.

Quanto aos alienígenas, vamos ter que esperar para ver mesmo.

[Xinhua via Newsweek]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ovnis e estranhas criaturas próximos ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (RN)

Desde o ano de 2016 militares da Aeronáutica que trabalham na Barreira do Inferno já percebiam bolas de luzes alaranjadas como também feixes de luzes amarelados no céu noturno, bem próximo daquela região. Por desconhecerem totalmente a origem dessas luzes misteriosas e a finalidade delas, vários militares observavam intrigados e chegavam a comentar entre eles sobre esses fenômenos luminosos. Dias após a percepção dessas claridades no céu noturno, alguns militares começaram a perceber ao redor daquela localidade o aparecimento de criaturas vivas, de seres que não eram humanos. Um dos militares chegou a ver um "Urso Polar" e imediatamente comunicou a outros militares de plantão. Tal militar chegou a passar mal após a aparição de tal criatura. Já um outro militar flagrou uma outra criatura aparentando ser um "homem de grande porte" sair andando de dentro da água do mar. Outro militar relata que presenciou duas criaturas que de início pareciam apenas dois cachorros g…

Sintomas bizarros de “ataque sônico” estariam se espalhando por diplomatas americanos pelo mundo

Por: Rhett Jones

Por mais de um ano e meio, diplomatas norte-americanos sofreram de doenças parecidas, que incluíam danos cerebrais leves e perda de audição, depois de terem alegado ouvir sons incomuns. Os incidentes começaram em Cuba, mas os relatos agora se espalharam para outros países. À medida que as autoridades ampliaram os esforços para tratar os casos potenciais, quase 200 pessoas teriam se apresentado para serem examinadas.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos teve pouco a dizer sobre os incidentes que começaram em Havana, no fim de 2016, e o vácuo de informações abriu as portas para teorias da conspiração e outras alegações não checadas. Por ora, ninguém pode dizer com certeza o que está acontecendo nesses casos, mas parece que diplomatas norte-americanos estão sendo alvos de algum tipo de ataque que tem deixado os especialistas perplexos. No começo, os oficiais acreditavam que algum “dispositivo sônico” desconhecido estivesse sendo usado contra as vítimas, mas outra…

Fazendeiro grego encontra túmulo de 3.400 anos debaixo de suas oliveiras

Por: George Dvorsky

Um túmulo de 3.400 anos contendo dois caixões e dúzias de artefatos que remontam ao fim da era Minoica estava escondido debaixo do olival de um fazendeiro grego, no sudeste da ilha de Creta, na Grécia.

Como noticiado pelo Cretapost, o homem, que não teve seu nome revelado, estava tentando estacionar seu veículo debaixo da sombra de uma oliveira quando o solo debaixo dele começou a afundar. Depois de se afastar, o fazendeiro notou que um buraco medindo cerca de 1,2 metro de largura apareceu de repente. Quando ele olhou para o vazio abaixo, rapidamente percebeu que havia se deparado com algo importante.


O buraco. Imagem: Eforato de Antiguidades de Lasithi

O fazendeiro contatou o Eforato de Antiguidades de Lassithi — ministério de patrimônio local —, que enviou arqueólogos para investigar. Descobriram então que o fazendeiro havia se deparado com um túmulo da era Minoica contendo um par de caixões, cada um deles com um só esqueleto. Duas dúzias de vasos com ornamentos…