Pular para o conteúdo principal

Cientistas finalmente mediram a força das ligações que juntam a água



A água tem algumas propriedades especiais sobre as quais você certamente já ouviu na aula de química. Mais notavelmente, ela gruda a si mesma muito bem. Seus elos em conjunto parecem com isso no espaço e conseguem subir plantas e sistemas vasculares, tudo graças às ligações de hidrogênio. Agora, cientistas descobriram exatamente o quão grudentas são essas ligações.

Pesquisadores já fizeram imagens de ligações de hidrogênio antes, mas agora aparentemente são capazes de medi-las quantitativamente em ação, usando microscópios com resolução incrivelmente alta. E ter um melhor conhecimento das ligações de hidrogênio pode ser algo imenso ao estudar as moléculas que dependem delas. Isso inclui o nosso próprio DNA, cujas duas correntes são ligadas por ligações de hidrogênio.

Ligações normais ocorrem quando átomos dividem elétrons. Mas os átomos de hidrogênio são apenas cargas únicas positivas ligadas a elétrons únicos. Então, quando eles se ligam a outra coisa, a molécula resultante tem um lado positivo exposto. Esse lado pode grudar a pedaços negativos de outras moléculas. A nova técnica foi capaz de medir a força e o comportamento dessas ligações.

“Potencialmente, essa técnica pode ser expandida para identificações” da geometria e da química “de moléculas maiores e mais complexas como DNAs e polímeros”, escreveram em um artigo publicado na última sexta-feira, no periódico Science Advances.

Existem muitas diferentes formas de observar os vários átomos que compõem as moléculas, incluindo técnicas com nomes compridos como “espectroscopia infravermelha”, “espectroscopia por ressonância magnética nuclear” e “cristalografia de raio-x”. Esses métodos precisam analisar a luz que bate em uma amostra. Mas, em todos os casos, é super difícil identificar átomos de hidrogênio específicos.

É aí que entra o método por trás da nova técnica de imagem, a microscopia de força atômica. Pesquisadores já usaram-na para analisar átomos individuais em moléculas, mas nunca ao ponto da resolução de um hidrogênio. O microscópio é basicamente uma sonda com uma molécula em uma ponta hiper afiada, que nesse caso era monóxido de carbono. Os pesquisadores descobriram que a força das ligações de hidrogênio mais fortes estavam no máximo por volta de 40 pico-Newtons, ou aproximadamente 25 bilhões de vezes menor que um Newton, que é a força necessária para acelerar uma massa de um quilo de zero a um metro por segundo em um segundo. Em outras palavras, é uma força minúscula, mas é o que esperavam.


Mais moléculas foram captadas pelos pesquisadores (Kawai et al)

Um pesquisador com quem conversei, o químico Henry Rezpa, do Imperial College of London, achou a técnica interessante — ela “efetivamente completa a tabela periódica para a técnica de microscopia de força atômica”. Os químicos normalmente inferem a existência de átomos de hidrogênio em moléculas, e suas inferências geralmente estão corretas. Mas, de vez em quando, inferir a existência de hidrogênio não é o bastante, especialmente quando os pesquisadores querem confirmar a existência de uma ligação desconhecida de hidrogênio.

Ainda assim, “vai ajudar a fechar uma pequena mas significante lacuna nos métodos que nós temos para estudar as estruturas das moléculas”, ele disse.

[Science Advances]

Imagem do topo: Kawai et al

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s