Pular para o conteúdo principal

O que aconteceria se um asteroide gigante atingisse o oceano?


70% da superfície da Terra é coberta por água, o que significa que se tivéssemos a infelicidade de um asteroide enorme atingir nosso planeta, teríamos ondas para todos os lados. Uma equipe de cientistas de dados do Laboratório Nacional de Los Alamos (LANL) decidiu realizar uma projeção do que aconteceria se um asteroide atingisse o oceano. Apesar do cenário apocalíptico, os resultados são bem bonitos.

Galen Gisler e sua equipe do LANL utilizaram supercomputadores para visualizar como a energia cinética de um objeto espacial que se move em alta velocidade seria transferida para o oceano durante um impacto. Os resultados, que foram apresentados por Gisler no encontro da União de Geofísica dos Estados Unidos nesta semana, talvez surpreenda um pouco aqueles que acharam que seria algo parecido com o cenário do filme Impacto Profundo. Asteroides são fontes localizadas, e acontece que as ondas geradas por fontes localizadas se atenuam rapidamente, em vez de ficarem cada vez mais fortes.


A maior preocupação, na maior parte das situações que envolvem asteroides no oceano, é o vapor d’água.

“O efeito mais significante de um impacto no oceano é a injeção de vapor d’água na estratosfera, com possíveis efeitos climáticos”, disse Gisler. De fato, as simulações mostram que grandes objetos (com mais de 250 metros) chegando em altas temperaturas poderiam vaporizar até 250 megatons de água. Ao se elevar para a atmosfera, o vapor d’água faria chover rapidamente. Mas o vapor que fosse até a estratosfera poderia se manter por lá durante um tempo. E o fato dele ser um potente gás do efeito estufa poderia causar grandes efeitos no nosso clima.

Claro, nem todos os asteroides chegam à superfície. Os menores, que são muito mais comuns na nossa vizinhança solar, tendem a explodir enquanto ainda estão no céu, criando uma onda de pressão que se propaga em todas as direções. Os modelos de Gisler mostram que quando esses asteroides “explosivos” atingem o oceano, eles produzem menos vapor d’água estratosférico e ondas menores. “A explosão no ar diminui consideravelmente o efeito na água”, comentou.

No geral, diz Gisler, os asteroides sobre o oceano são menos perigosos para a humanidade do que asteroides que possam cair sobre a Terra. Só há uma única grande exceção, no entanto, e são os asteroides que podem atingir áreas próximas da faixa costeira.

“O impacto de um asteroide [perto] de um litoral populoso poderia ser muito perigoso”, disse Gisler. Nesse caso, uma tsunami gigante como aquelas que aparecem nos filmes de desastres realmente poderia acontecer.



FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz