Pular para o conteúdo principal

Enfim sabemos o que criou aquele coração enorme na superfície de Plutão



Assim que saíram as primeiras imagens mais nítidas de Plutão, muitos repararam em um grande coração espalhado por metade da superfície do planeta-anão, como algo deixado ali de propósito para nós vermos. Um ano depois, descobrimos porque esse formato está lá.

Nós já sabíamos o que estava no coração de Plutão: ele é formado por enormes geleiras, e composto principalmente por gelo de nitrogênio. No entanto, a origem destes materiais permanecia um mistério. Agora, um novo estudo na Nature tem uma resposta para nós.


Plutão (Tanguy Bertrand)

Os pesquisadores usaram dados e observações coletadas durante o voo da sonda New Horizons, da NASA, para criar uma simulação ambiental que abrange os últimos 50.000 anos de história de Plutão.

Antes, os pesquisadores suspeitavam que o tamanho das geleiras no coração de Plutão sugeria haver um vasto reservatório de gelo de nitrogênio em algum lugar abaixo da superfície.

O novo modelo mostra que não há nenhum reservatório profundo de gelo, no entanto. Em vez disso, o ambiente gelado de Plutão é moldado por bacias profundas na superfície, que têm temperaturas extremamente frias, e geadas de metano que dependem da estação do ano.


Observações de Plutão comparadas ao modelo publicado na Nature (Tanguy Bertrand)

“Nosso conhecimento do que está na superfície de Plutão não mudou, mas agora sabemos porque as coisas na superfície estão distribuídas dessa forma”, diz Tanguy Bertrand, coautor do estudo e candidato a PhD na Université Pierre et Marie Curie (Paris), ao Gizmodo.

O modelo deles remonta a milhares de anos no passado, mas também olha para o futuro para prever o que vai acontecer com o gelo de Plutão. As geadas sazonais, em particular, devem desaparecer lentamente. Isso não significa que o coração vai desaparecer, mas poderíamos ver algo ainda mais estranho – um batimento cardíaco.


O gelo de nitrogênio se deslocando em Plutão (Tanguy Bertrand)

“A geleira do coração no interior é realmente enorme, e não é afetada pelas mudanças sazonais. Ela provavelmente se formou quando a bacia se formou, e continuará lá no futuro”, diz Bertrand. “No entanto, ela provavelmente flui e se retrai ao longo de algumas centenas de quilômetros (como um coração batendo) ao longo do tempo, erodindo e moldando as montanhas que a rodeiam.”

Ao observar Plutão ao longo de décadas para ver se as previsões do modelo se tornam realidade, os pesquisadores vão confirmar o modelo ou descobrir maneiras de ajustá-lo. É possível que descobriremos um mundo mais volátil do que esperávamos.

[Nature]

Foto por NASA/APL/SwRI

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s