Pular para o conteúdo principal

Astrônoma brasileira publica livro gratuito para crianças (e outras dicas para todas as idades)



POR SALVADOR NOGUEIRA

Quer um livro gratuito para introduzir astronomia aos pequenos? Tem vontade de participar de um concurso da Nasa? Que tal aprender mais sobre astrobiologia, o estudo da vida no Universo, num site atraente e rico em conteúdo? E bora aprender sobre ondas gravitacionais numa palestra de divulgação aberta ao público? Seus problemas acabaram! Confira a seguir várias iniciativas de cientistas no Brasil para espalhar as boas novas do espaço.

PARA CRIANÇAS:
AS AVENTURAS DE PEDRO, UMA PEDRA ESPACIAL
A astrônoma brasileira Duilia de Mello, da Universidade Católica da América, nos Estados Unidos, é mais conhecida por seus trabalhos com o Telescópio Espacial Hubble, mas também faz um trabalho importante na área de divulgação científica. E ela acaba de escrever um livro infantil que pode ser baixado gratuitamente na internet.


Ilustração do livro “As Aventuras de Pedro, a Pedra Espacial” (Crédito: Duilia de Mello/Sheila Vieira)

“As Aventuras de Pedro, uma Pedra Espacial” conta a saga de um meteorito que caiu em nosso planeta e ajuda a reconstruir toda a história do nosso Sistema Solar. Voltado para crianças entre 6 a 9 anos, ele é recheado de ilustrações que combinam desenhos e fotografias espaciais reais, distribuídos ao longo de 30 páginas.

Para ler e baixar o arquivo em PDF, clique aqui.

PARA JOVENS:
PARTICIPE DE UM CONCURSO DA NASA
O Centro Ames de Pesquisa, da Nasa, realiza um concurso anual internacional focado no tema da colonização espacial (em habitats orbitais, mas não em planetas ou outros corpos celestes). Realizado desde 1994, ele é voltado para alunos que cursam entre o sétimo ano do Ensino Fundamental e o terceiro ano do Ensino Médio. E o pesquisador brasileiro Ivan Gláucio Paulino Lima, atualmente no Ames, está determinado em fazer crescer o número de participações brasileiras. Ele chegou a fazer uma peregrinação por várias cidades brasileiras no início do ano para alavancar a quantidade de inscrições nacionais.


Ilustração de segmento de uma colônia espacial com gravidade artificial por centrifugação (Crédito: Nasa)

Há categorias para submissões individuais (uma por aluno, grupos pequenos e grupos grandes), separadas por idade, e a participação pode ser tão simples quanto uma ilustração — contanto que seja original. O material precisa ser enviado, em duas vias, pelo correio, ao Ames Research Center, e professores que resolvam aplicar à classe inteira a atividade devem enviar todos os resultados juntos.

O prazo está apertado — o material precisa chegar lá até 1o de março, mas Lima não desencoraja. “Se não der tempo neste ano, não tem problema, os alunos poderão se preparar bem para o ano que vem”, diz o cientista. Mãos à obra!

Clique aqui para verificar as regras do concurso (em inglês).

PARA ADULTOS:
UMA PALESTRA DE ONDAS GRAVITACIONAIS
Na próxima quinta-feira (18), às 19h, no Instituto de Física Teórica da Unesp, em São Paulo, rola uma palestra aberta ao público proferida pelo professor Riccardo Sturani, um dos participantes da colaboração LIGO, responsável pela primeira detecção de ondas gravitacionais. Ele é italiano, mas fala português muitíssimo bem, e deve dar uma perspectiva sobre o que podemos esperar do futuro da astronomia de ondas gravitacionais.


Flyer da palestra sobre ondas gravitacionais (não é preciso levar um desses para comparecer; é só chegar chegando). (Crédito: Unesp)

A palestra faz parte da programação da série “Física ao Entardecer”, que a Unesp realiza regularmente em seu campus à R. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 (em frente ao metrô Barra Funda). Se você estiver em São Paulo e tiver curiosidade sobre as tais ondas gravitacionais, o programa é imperdível.

PARA TODO MUNDO:
UM SITE INTERATIVO SOBRE VIDA NO UNIVERSO
É um dos sites mais fascinantes sobre astrobiologia que eu já vi. Produzido pelo pessoal do Observatório do Valongo, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, o site do Projeto ViU (acrônimo para Vida no Universo) traz imensa quantidade de conteúdo certificado por pesquisadores sobre a cada vez mais fervilhante área científica que versa sobre a compreensão da vida no contexto mais amplo do cosmos.


Página de abertura do site do Projeto Vida no Universo (Crédito: Projeto ViU)

Vale a pena conferir, clicando aqui.

FONTE: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça histórias de pessoas que foram abduzidas por Extraterrestres

As pessoas do mundo se dividem em dois grandes grupos e um terceiro bem pequeno.

Os dois grandes grupos são: aqueles que acham que ETs existem e aqueles que acham que ETs não existem.

Correndo por fora, existe uma minoria silenciosa que se mantém quietinha, aparentemente, porque, se essas pessoas disserem as coisas que elas sabem, ninguém acreditaria nelas.

Elas fazem parte do pequeno grupo que jura de pé junto ter feito contato com seres extraterrestres.

O fotógrafo nova-iorquino Steven Hirsch, de 63 anos, é um cara que, se não acredita nessas pessoas, pelo menos acredita no direito que elas têm de contar suas histórias do jeito que quiserem.

Por isso, ele criou um blog em que entrevista e fotografa gente que diz ter sido abduzida por alienígenas. O endereço é littlestickylegs.blogspot.co.uk.

- Eu não quero que os meus leitores tenham nenhum tipo de ideia pré-concebida sobre essas pessoas até qie eles vejam suas imagens e leiam suas palavras. Minhas entrevistas mal conseguem ir além…

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato!
Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo:
"Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a sa…