Pular para o conteúdo principal

Nova teoria apoia a ideia de que o Universo não existe, até que olhemos para ele



O Universo não existe se pararmos de olhar para ele!
Isto de acordo com uma famosa teoria da mecânica quântica, a qual argumenta que o comportamento passado de uma partícula muda, baseado no que vemos. Agora os cientistas executaram um novo experimento provando que esta teoria é verdadeira na escala dos átomos.
De acordo com as regras da mecânica quântica, a fronteira entre o ‘mundo lá fora’ e a nossa própria consciência subjetiva está ofuscada.
Quando os físicos olham para os átomos ou partículas de luz, o que eles vêem depende de como o experimento está ajustado.
Para testar isto, os físicos da Universidade Nacional Australiana (sigla ANU, em inglês) recentemente conduziram o que é conhecido como o experimento do pensamento de escolha atrasada de John Wheeler. O experimento envolve um objeto em movimento, para o qual é dada a escolha de agir como uma partícula ou como uma onda.
Então, o experimento de Wheeler pergunta – em qual ponto o objeto toma a decisão?
O bom senso dita que o objeto não seja nem similar à uma onda, nem à uma partícula, independentemente de como o mensuramos.
Mas a física quântica prediz que a observação do comportamento similar à uma onda ou à uma partícula depende somente de como o objeto é realmente mensurado ao final de sua jornada.
Isto é exatamente o que a equipe australiana descobriu.
“Isto prova que a mensuração é tudo. Ao nível quântico, a realidade não existe se você não estiver olhando para ela“, disse o Professor Associado Andrew Truscott.
Apesar da aparente estranheza, os resultados confirmam a validade da teoria quântica. A teoria quântica governa o mundo das coisas muito pequenas e tem permitido o desenvolvimento de muitas tecnologias, tais como o LED, o laser e chips de computadores.
A ANU inverteu o conceito original de Wheeler dos fachos de luz sendo refletidos por espelhos e, ao invés disso, usou átomos esparramados por uma luz laser.
“As previsões da física quântica sobre a interferência eram estranhas o suficiente quando aplicadas à luz, a qual parecia mais como uma onda“, disse Roman Khakimov, aluno em PhD. “Mas, a aplicação do experimento com átomos, que são coisas complicadas, os quais possuem uma massa e interferem com campos elétricos e assim por diante, adiciona à estranheza.”

Primeiramente, a equipe do Professor Turscott prendeu um grupo de átomos de hélio num estado de suspensão, conhecido como condensado Bose-Einstein, e então os ejetou até sobrar somente um átomo. O único átomo foi então derrubado através de uma par de fachos laser, que formaram um padrão de grade agindo como um cruzamento, da mesma forma que uma grade sólida iria espalhar a luz.
Uma segunda grade de luz, para combinar novamente os trajetos, foi adicionada de forma aleatória, o que levou à uma interferência construtiva ou destrutiva, como se o átomo tivesse viajado em ambas as trajetórias.
Quando a segunda grade de luz não era adicionada, nenhuma interferência foi vista. Era como se o átomo tivesse escolhido somente uma trajetória. Porém, um número aleatório que determinava se a grade era adicionada foi somente gerado após o átomo ter passado através do cruzamento.
“Se você escolher acreditar que átomo realmente tomou uma trajetória em particular, ou várias, então você deve aceitar que uma mensuração futura esteja afetando o passado do átomo“, disse Truscott.
“Os átomos não viajaram de A para B. Somente quando eles foram mensurados no final de suas trajetórias que seus comportamentos como onda, ou como partícula, foram trazidos à existência“, disse ele.


Físicos da Universidade Nacional Australiana conduzindo o experimento científico. Professor Andrew Truscott (esquerda) com estudante em PhD Roman Khakimov.

FONTE: www.dailymail.co.uk

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s