Pular para o conteúdo principal

FAB prepara novo astronauta brasileiro


Pedro Mehme a bordo de um caça F-5 EM da Força Aérea Brasileira (Foto – Agência Força Aérea)

O estudante Pedro Henrique Dória Nehme, de 23 anos, realizou nessa quarta-feira (17) seu primeiro treinamento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para se tornar astronauta. O jovem, que é bolsista da Agência Espacial Brasileira (AEB), venceu um concurso internacional da companhia aérea holandesa KLM e, como prêmio, vai se tornar, até o final deste ano, o segundo brasileiro a ir ao espaço, depois do astronauta militar Marcos Pontes.

Nehme participou de um voo de 50 minutos a bordo de um caça F-5 EM, do Esquadrão Pampa, em Canoas (RS). “Foi muito impressionante. É a primeira vez que senti gravidade zero. Foi indescritível ver o braço voando, o corpo leve, mesmo que ele não estivesse solto”, revela o estudante, em comunicado da FAB. A missão foi encerrada com o tradicional “batismo” dos pilotos da FAB, um banho de água fria.

O voo em aeronaves supersônicas faz parte da rotina de preparação para uma viagem suborbital. Durante o treinamento, Nehme voou a 12 mil metros de atitude a velocidade supersônica de 1.400 km/h.

Nesse mesmo dia, Pedro também passou por orientações técnicas da FAB. Foram aulas teóricas sobre o caça F-5, com direito a apresentação da aeronave, treinamento de ejeção, simulador para conhecer o painel da aeronave, e aula de fisiologia humana, acompanhado por uma médica especialista em medicina aeroespacial.

Em abril deste ano, Pedro passou por um treinamento fisiológico no Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), onde executou atividades no assento ejetável, na câmara de altitude e na cadeira de Barany, um instrumento giratório que prova as aptidões mentais sob forte movimentação e desorientação.


O estudante ganhou um banhou de mangueira pelo “batismo supersônico” (Foto – Agência Força Aérea)

Além dos exercícios no IMAE, o estudante já realizou treinamento no Nastal Center, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, onde teve aulas sobre ambiente espacial, veículos espaciais, efeitos fisiológicos e psicológicos, aceleração e atuação de diferentes tipos de forças no organismo. Em agosto, Pedro viaja para Star City, na Rússia, na segunda unidade de referência espacial no mundo depois da Nasa. E em outubro, o futuro astronauta vai para Holanda para acompanhar um voo acrobático novamente a bordo de um caça.

Para ir ao espaço o estudante já teve que emagrecer 15 kg. Para suportar as condições de um voo espacial suborbital, Pedro teve de iniciar atividades físicas diárias e adotou uma nova alimentação. “Tive que readaptar minha vida e minha alimentação por recomendação médica”, acrescenta.


O estudante voou a mais de 10 mil metros de altitude a velocidade supersônica de 1.400 km/h (Foto – Agência Força Aérea)

O voo espacial vai ser realizado na nave Lynx Mark II, da empresa XCOR Aeroespace. A duração prevista é de uma hora, mas lá em cima serão só cinco minutos. Por enquanto, a viagem ainda não está agendada, mas a previsão é que aconteça até o final deste ano. O estudante será o segundo brasileiro a voar até o espaço. O primeiro foi o astronauta militar Marcos Pontes, que visitou a Estação Espacial Internacional em 2006.


A nave Lynx Mark II, da XCOR Aerospace, é lançada a partir de outra aeronave e em voo solo acelera em direção ao espaço. O aparelho ainda está em fase de desenvolvimento (Foto – XCOR)

Concurso

Pedro, que é aluno de engenharia elétrica da Universidade de Brasília (UnB), venceu um curioso concurso da KLM, que consistia em acertar a altitude exata em que um balão inflado de hidrogênio, liberado da terra, explodiria. O estudante acertou ao responder 31 mil metros e levou a melhor entre 129 mil participantes do mundo todo.

FONTE: http://airway.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s