Pular para o conteúdo principal

Pela primeira vez, cientistas observam supernova rica em cálcio com raios-X


A seta laranja indica a matéria rica em cálcio que a explosão produziu, e a roxa, os gases da estrela antes da explosão (Imagem: Aaron M. Geller, Northwestern University)

Por Danielle Cassita

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, pode ter descoberto novas informações sobre a formação das supernovas ricas em cálcio, um fenômeno que, até então, era pouquíssimo estudado pela comunidade científica devido à sua raridade. Pela primeira vez, eles examinaram uma supernova rica em cálcio por meio de imagens de raios-X. O artigo com os resultados do estudo foi publicado no periódico Astrophysical Journal.

A descoberta do astrônomo amador Joel Shepherd foi o primeiro passo para o estudo. Ele notou algo curioso enquanto observava a galáxia especial Messier 100, e viu uma explosão brilhante alaranjada - que, no fim das contas, era a supernova SN 2019ehk. Shepherd fez questão de comunicar o fenômeno à comunidade astronômica, o que desencadeou uma colaboração entre pesquisadores e astrônomos de todo o mundo: “cada país parou para olhar este objeto com seus telescópios”, comenta ele.

Diversos observatórios examinaram o fenômeno e os comprimentos de onda emitidos pela supernova SN 2019ehk. Assim, Daichi Hiramitsu, estudante da Universidade da Califórnia, utilizou o observatório Swift da NASA para analisá-la a partir de raios-X e raios ultravioleta. Assim, eles descobriram que a explosão está utilizando o cálcio para se encerrar pouco a pouco. "Ela quer liberar a energia, e a emissão de cálcio é uma forma eficiente de fazer isso", explica Raffaella Margutti, uma das autoras do estudo.

O brilho que Shepherd observou traz informações sobre a natureza da supernova. Para os pesquisadores da Universidade, a estrela liberou uma camada mais externa de gás quando chegou ao fim de sua vida. Ao explodir, a matéria que a formava colidiu com essa camada, e ocorreu a explosão brilhante de raios-X. “Sem essa explosão, você nunca saberia que havia algo lá. Nem o Hubble conseguiria ver”, completa Margutti.

Assim, as supernovas ricas em cálcio são estrelas compactas e protegidas por uma camada mais externa de gás no fim da vida. Ao explodirem, a matéria da estrela colide com essa camada e libera raios-X brilhantes. Essa explosão tem temperatura e pressão tão altas que o cálcio se forma por fusão nuclear em questão de segundos - enquanto as estrelas típicas, por sua vez, produzem pequenas quantidades do elemento durante suas vidas. “Ao observar o que essa estrela fez em seu último mês antes de chegar ao fim, pudemos chegar a um local jamais explorado, abrindo novos caminhos para estudos na ciência”, finaliza Wynn Jacobson-Galan, o líder do estudo.

FONTE: Northwestern Now Story via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/