Pular para o conteúdo principal

O Universo é mais homogêneo do que se esperava


Um zoom em uma parte do mapa de densidade KiDS, mostrando um trecho do Universo com aproximadamente 1,5 x 1 bilhão de anos-luz de diâmetro. O quadrado cinza mostra o tamanho de uma imagem individual do KiDS, com a lua cheia servindo como escala.
[Imagem: B.Giblin/K.Kuijken/KiDS team]

Com informações da New Scientist

Universo com menos aglomerados

A distribuição da matéria escura no Universo pode ser dez por cento mais regular do que os cientistas acreditavam, uma diferença suficiente para questionar nossa compreensão da evolução do cosmos.

Astrônomos do projeto KiDS usaram o telescópio VLT, no Chile, para observar mais de 30 milhões de galáxias no Universo a até 10 bilhões de anos-luz da Terra - KiDS é uma sigla em inglês para "Pesquisa de Quilo-Grau", uma vez que o projeto varreu 1.500 graus quadrados do céu.

"O Universo parece ser menos grumoso do que a nossa melhor teoria do Universo no momento sugere," disse Catherine Heymans, da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido. "Isso significaria que há mais coisas para se compreender lá fora."

Após o Big Bang, há presumidos 13,7 bilhões de anos, nosso Universo passou por um período de inflação e expansão, deixando para trás um calor remanescente que podemos observar ainda hoje - o fundo cósmico de micro-ondas - que nos mostra a dispersão da matéria por todo o Universo.

No entanto, vários estudos sobre matéria escura - a força ainda inexplicada que mantém as galáxias coesas - nos últimos anos começaram a mostrar uma discrepância entre o fundo cósmico de micro-ondas e a distribuição da matéria escura, que compõe cerca de 85% da massa do Universo.

Os resultados do KiDS encontraram mais evidências dessa discrepância.

Embora outras pesquisas também tenham realizado varreduras semelhantes, este agora merece destaque por seu nível de precisão. "São os resultados mais precisos que foram publicados até agora," garante Alan Heavens, no Imperial College de Londres.

Nova física fundamental?

Se os resultados estiverem corretos, eles podem ter implicações amplas.

Um Universo mais homogêneo poderia significar, por exemplo, que a gravidade em grandes escalas é diferente do que os cientistas acreditam, com a taxa na qual a matéria cai em regiões densas do Universo - como previsto pela teoria da relatividade geral de Einstein - sendo mais lenta do que o previsto.

Ou pode ser que o nosso entendimento da energia escura, pensada para ser o impulsionador da expansão acelerada do Universo, esteja longe de ser completo.

"Esse tipo de discrepância não era esperado em nosso modelo físico do Universo," disse Elisabeth Krause, da Universidade do Arizona, nos EUA. "O júri ainda não entendeu se há uma explicação nos efeitos sistemáticos que temos que modelar, ou se essa é realmente uma nova física fundamental".

Bibliografia:

Artigo: KiDS-1000 Cosmology: Cosmic shear constraints and comparison between two point statistics
Autores: Marika Asgari, Chieh-An Lin, Benjamin Joachimi, Benjamin Giblin, Catherine Heymans, Hendrik Hildebrandt, Arun Kannawadi, Benjamin Stölzner, Tilman Tröster, Jan Luca van den Busch, Angus H. Wright, Maciej Bilicki, Chris Blake, Jelte de Jong, Andrej Dvornik, Thomas Erben, Fedor Getman, Henk Hoekstra, Fabian Köhlinger, Konrad Kuijken, Lance Miller, Mario Radovich, Peter Schneider, HuanYuan Shan
Revista: arXiv
Link: https://arxiv.org/abs/2007.15633

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/