Pular para o conteúdo principal

Nova geração de robôs usará só componentes flexíveis


Demonstrador da tecnologia: Robô lagarta que controla automaticamente seus músculos usando neurônios artificiais.
[Imagem: Gottfried Boehnke]

Robôs biônicos e flexíveis

A Fundação Alemã de Pesquisa (DFG) lançou um projeto que objetiva ter, em seis anos, toda uma família de robôs flexíveis e macios, adequados para lidar com tarefas nas quais seus equivalentes rígidos e metálicos não têm se dado bem.

O foco do desenvolvimento está em materiais e sistemas que permitam construir robôs biônicos complexos e adaptáveis, para tarefas de manutenção, movimentação em terrenos irregulares e até colheita de frutas - esse conceito é normalmente chamado de "robótica mole".

"Os sistemas de robôs flexíveis abrirão opções de aplicações completamente novas, que ainda parecem impensáveis para nós hoje," disse o professor Ernst-Friedrich Henke, que está liderando o grupo na Universidade de Tecnologia de Dresden.

A nova geração de robôs deve ser capaz de se adaptar às mudanças nas condições de operação e permitir a colaboração com colegas humanos.

Os robôs biônicos feitos de materiais flexíveis podem, por exemplo, funcionar como robôs de exploração em situações de desastre ou como robôs de manutenção, graças a novas técnicas de locomoção, movimentação e manipulação.

Com sistemas de pinças inteligentes e adaptáveis, eles poderão fazer trabalhos pesados ao lado de trabalhadores humanos, por exemplo, trabalhando como colhedores de produtos agrícolas sensíveis, como frutas e verduras.

A equipe também está de olho em uma variedade de aplicações em tecnologia médica, incluindo peças de próteses inteligentes e bombas de medicamentos flexíveis.


Robôs voadores, nadadores e mergulhadores também estão na agenda da equipe.
[Imagem: Gottfried Boehnke]

Robôs para o mercado

Para conseguir viabilizar a robótica mole, os pesquisadores estão trabalhando com sistemas eletrônicos flexíveis feitos dos chamados elastômeros dielétricos multifuncionais, geralmente conhecidos como "músculos artificiais".

Todos os componentes dos robôs consistirão exclusivamente em polímeros e carbono eletricamente condutor. A equipe também pretende seguir a biomimética, inspirando-se na natureza para construir robôs biônicos, com o objetivo de aumentar a aceitação dos robôs na vida cotidiana.

Todo o trabalho está sendo feito com foco na comercialização de cada projeto. Para isso, duas empresas emergentes, uma alemã e outra da Nova Zelândia (Universidade de Auckland), estão participando da equipe, ajudando a direcionar os esforços para equipamentos passíveis de serem colocados rapidamente no mercado.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s