Pular para o conteúdo principal

Lei de Arrhenius é desbancada no reino da mecânica quântica


A Lei de Arrhenius não consegue explicar o que está acontecendo quando os elementos envolvidos submetem-se às regras da mecânica quântica.
[Imagem: Kazuto Arakawa et al. - 10.1038/s41563-019-0584-0]

Lei do mundo clássico

A Lei de Arrhenius é amplamente usada para descrever e calcular a variação na taxa de uma reação química em função da temperatura.

Segundo essa lei, em um determinado material a uma temperatura ultrabaixa, o movimento de quaisquer átomos mais pesados do que o hidrogênio é substancialmente mais lento ou mesmo "congelado": de fato, o material e seus defeitos são descritos como imóveis.

Mas parece que a validade dessa lei é mais restrita do que se imaginava.

Kazuto Arakawa e seus colegas de instituições da França e do Japão revelaram limitações da Lei de Arrhenius mostrando que a mecânica quântica é essencial para explicar a evolução dos materiais e suas microestruturas - a mecânica quântica explica os fenômenos observados envolvendo o comportamento de partículas de massa muito baixa, como elétrons, múons ou mesmo átomos de hidrogênio.

Os pesquisadores analisaram o movimento dos defeitos em uma amostra de tungstênio à temperatura criogênica - a massa de um átomo de tungstênio (W) é equivalente à de 183 átomos de hidrogênio (H).

Esses defeitos consistem em átomos "intersticiais", átomos extras mal posicionados na pilha regular de átomos que constituem a estrutura cristalina de um metal ou mineral.

Correção de conclusões

Ao submeter esse material à irradiação eletrônica, os pesquisadores observaram que um aglomerado de átomos pode deixar o perímetro de uma impureza antes de ser preso por outra, mostrando que há movimento lá embaixo.

As coisas não ficam tão "travadas" no reino atômico e molecular como os cientistas pensavam até agora.
[Imagem: Kazuto Arakawa et al. - 10.1038/s41563-019-0584-0]

Como a Lei de Arrhenius estabelece que tudo deveria estar "congelado", a equipe precisou lançar mão da mecânica quântica para interpretar seus dados experimentais.

Assim, a mecânica quântica é essencial para entender, calcular e simular a evolução dos materiais e suas microestruturas, propõem Arakawa e seus colegas.

A equipe acrescenta que todos os experimentos clássicos - não quânticos - realizados a temperaturas criogênicas precisam ter suas conclusões revisadas.

Como exemplo, eles citam experimentos de recozimento para medir variações na resistividade de um material ou seu atrito interno. Todos os estudos publicados até hoje oferecem interpretações quantitativas baseadas unicamente na Lei de Arrhenius, em uma situação que agora se sabe que ela não é válida.

Bibliografia:

Artigo: Quantum de-trapping and transport of heavy defects in tungsten
Autores: Kazuto Arakawa, Mihai-Cosmin Marinica, Steven Fitzgerald, Laurent Proville, Duc Nguyen-Manh, Sergei L. Dudarev, Pui-Wai Ma, Thomas D. Swinburne, Alexandra M. Goryaeva, Tetsuya Yamada, Takafumi Amino, Shigeo Arai, Yuta Yamamoto, Kimitaka Higuchi, Nobuo Tanaka, Hidehiro Yasuda, Tetsuya Yasuda, Hirotaro Mori
Revista: Nature Materials
DOI: 10.1038/s41563-019-0584-0

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s