Pular para o conteúdo principal

Material que controla luz com luz abre nova via para computação


O novo material permitiu criar uma nova plataforma na qual os feixes de luz se comunicam através da matéria sólida, estabelecendo as bases para explorar uma nova forma de computação sem circuitos sólidos.
[Imagem: McMaster University]

Computação com luz

O futuro da computação é brilhante - literalmente.

Pesquisadores desenvolveram uma nova plataforma para a computação totalmente óptica, o que significa cálculos feitos exclusivamente com feixes de luz, tudo na velocidade máxima possível e quase sem emissão de calor.

"Atualmente, a maior parte da computação usa materiais duros, como fios metálicos, semicondutores e fotodiodos para acoplar componentes eletrônicos à luz. A ideia por trás da computação totalmente óptica é remover esses componentes rígidos e controlar a luz com a luz. Imagine, por exemplo, um robô totalmente macio, sem circuitos, alimentado pela luz do sol," explicou o professor Amos Meeks, da Universidade de Harvard, nos EUA.

A plataforma se baseia em um material não-linear, um tipo de material que altera seu índice de refração em resposta à intensidade da luz. Quando a luz brilha através de materiais desse tipo, o índice de refração no caminho do feixe aumenta, gerando seu próprio guia de ondas feito de luz.

Gel inteligente

O material translúcido incorpora moléculas responsivas à luz cuja estrutura muda quando são iluminadas, dando ao gel propriedades especiais tanto para conter os feixes de luz quanto para transmitir informações entre eles.

Normalmente, os feixes de luz vão ficando mais largos à medida que viajam, mas o gel é capaz de conter filamentos de luz laser ao longo do caminho através do material, como se a luz estivesse sendo canalizada através de um tubo.

Quando múltiplos feixes são disparados através do material, eles interagem e afetam um ao outro, mesmo a grandes distâncias e mesmo sem a sobreposição dos campos ópticos - um fato que leva a equipe a dizer que seu gel é "inteligente".

Em outras palavras, o feixe A pode inibir o feixe B, o feixe B pode inibir o feixe A, os dois podem se cancelar ou os dois podem passar sem se influenciar, essencialmente criando uma porta lógica óptica.


Embora o conceito de computação com luz seja amplo e em desenvolvimento, esta nova tecnologia introduz uma plataforma promissora e simples.
[Imagem: Derek R. Morim et al. - 10.1073/pnas.1902872117]

Computação totalmente óptica

A interação entre esses filamentos de luz pode ser iniciada, interrompida, gerenciada e lida, produzindo uma saída previsível em alta velocidade: Uma forma de informação que pode ser desenvolvida em uma forma de computação sem circuitos sólidos, ou computação fotônica.

"Embora estejam separados, os feixes de laser ainda veem um ao outro e mudam em decorrência disso," disse o pesquisador Kalaichelvi Saravanamuttu, da Universidade McMaster, no Canadá. "Podemos imaginar, a longo prazo, projetar operações computacionais usando essa capacidade de resposta inteligente".

"Não apenas podemos projetar materiais fotorresponsivos que alternam reversivelmente suas propriedades ópticas, químicas e físicas na presença de luz, mas também podemos usá-los para criar canais de luz, ou feixes autoaprisionados, que podem guiar e manipular a luz," acrescentou o pesquisador Derek Morim.

Bibliografia:

Artigo: Opto-chemo-mechanical transduction in photoresponsive gels: Switchable self-trapped beams and their remote interactions
Autores: Derek R. Morim, Amos Meeks, Ankita Shastri, Andy Tran, Anna V. Shneidman, Victor V. Yashin, Fariha Mahmood, Anna C. Balazs, Joanna Aizenberg, Kalaichelvi Saravanamuttu
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
DOI: 10.1073/pnas.1902872117

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s