Pular para o conteúdo principal

Análise de DNA revela a origem de povo citado na Bíblia


ESCAVAÇÃO NO CEMITÉRIO FILISTEU DA CIDADE DE ASCALÃO. INVESTIGAÇÕES GENÉTICAS DO POVO BÍBLICO INDICAM ORIGEM EUROPEIA. (FOTO: MELISSA AJA/LEON LEVY EXPEDITION)

Equipe sequenciou genomas dos filisteus, que viviam em cidade portuária de Israel entre séculos 12 e 8 a.C.

A análise do DNA de 10 indivíduos mostrou que a origem de um dos povos bíblicos mais misteriosos, os filisteus, vem da Europa. A descoberta foi realizada após os pesquisadores encontrarem os restos mortais de uma criança na região de Ascalão, em Israel. A cidade era lar de um dos portos mais importantes durante a Idade do Ferro e a Idade do Bronze (entre 3,6 mil e 2,8 mil anos atrás).

De acordo com o estudo publicado na revista Science Advances, a equipe descobriu que os traços genéticos foram introduzidos em Ascalão por volta da chegada estimada dos filisteus no local, sugerindo que os ancestrais do povo migraram pelo Mediterrâneo e chegaram alí no início da Idade do Ferro. Também foi observada uma mistura genética entre aqueles que tinham DNA europeu e local, o que aponta para uma relação intensa entre a população local e os recém-chegados.

As evidências genéticas de Ascalão se encaixam a teoria de que, durante o colapso de algumas sociedade europeias da época, marinheiros do sul da Europa fugiram e se estabeleceram ao longo da costa leste do Mediterrâneo, onde foram apelidados de filisteus. Isso porque os resultados mostraram que os quatro indivíduos estudados apresentavam algumas assinaturas genéticas que se comparavam àquelas observadas em populações da Idade do Ferro da Grécia, Espanha e da região italiana da Sardenha.


CORPO DE UMA CRIANÇA FILISTÉIA ENCONTRADO EM ASCALÃ. FILISTEUS CAVAVAM UM PEQUENO BURACO E ENTERRAVAM MORTOS NA PRÓPRIA CASA. (FOTO: MELISSA AJA/LEON LEVY EXPEDITION)

Analisando indivíduos que viveram num momento mais tardio da Idade do Ferro na região de Ascalão, os pesquisadores descobriram que os traços europeus não podiam mais ser rastreado. "Em no máximo dois séculos essa pegada genética introduzida durante a Idade do Ferro não é mais detectável e parece ser diluída por um pool genético local relacionado ao Levante [região do Oriente Médio]", afirmou Choongwon Jeong, um dos autores do estudo.

Segundo o grupo, até então os filisteus pareciam geneticamente com os cananeus, fato que oferece informações adicionais sobre a cultura filisteia: “Quando eles vieram, eles não tinham nenhum tipo de tabu ou proibição de se casarem com outros grupos ao redor deles”, afirmou Daniel Master, também participante da pesquisa.

Filisteus

Segundo o relato presente na Bíblia cristã, os filisteu frequentemente eram os adversários do povo hebreu que vivia em Israel. O Antigo Testamento faz numerosas referências ao povo, que habitou cidades antigas vizinhas a Canaã, como Ascalão, Asdode e Ecrom. Segundo o Livro Sagrado, Golias, o "gigante" que lutou contra Davi, era um filisteu, como provavelmente era Dalila, que traiu Sansão cortando seu cabelo.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/