Pular para o conteúdo principal

O que está causando a enorme massa anômala sob a Lua?


A bacia Polo Sul-Aitken em azul escuro. A linha pontilhada delineia a massa anômala. Crédito: NASA/Goddard Space Flight Center/Universidade do Arizona

Por Ryan F. Mandelbaum

O lado mais distante da Lua contém uma estrutura enorme e muito estranha em seu polo sul. E os cientistas acham que podem ter descoberto a fonte dessa anomalia.

A bacia do Polo Sul-Aitken é uma enorme cratera produzida por um impacto antigo na Lua, cujo eixo mais longo se estendia da cidade de Nova York até Omaha, Nebraska. Por baixo dessa bacia, há uma estranha anomalia – um excesso de massa que se estende pelo menos 300 quilômetros abaixo, mais de 10 vezes a profundidade da crosta terrestre. Os cientistas acham que isso pode ser um remanescente do impacto que criou a cratera.

Dois conjuntos de dados contribuíram para a pesquisa: dados de topografia do Lunar Orbiter Laser Altimeter (LOLA) a bordo do Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) e dados globais de gravidade do par de pequenas espaçonaves Gravity Recovery and Interior Laboratory (GRAIL). A análise dos dois juntos revelou “um excesso de massa conspícuo no manto” sob a bacia com cerca de 2,18 quintilhões (isso é 10 elevado a 18) quilogramas de massa extra, de acordo com o artigo publicado na Geophysical Research Letters. Isso equivale à massa de um asteroide de tamanho considerável.

Como tanta massa extra foi para lá? A equipe apresentou duas ideias. Talvez algum processo tenha feito com que certos materiais se concentrassem sob a bacia à medida que o manto lunar esfriava. Ou a massa extra poderia sugerir a presença de um enorme núcleo de metal depositado no manto da Lua que sobrou do impacto.

De qualquer maneira, se esta massa anômala continuar existindo sob um escrutínio maior, isso terá implicações importantes para a compreensão dos cientistas sobre a história da Lua. Se a massa foi produzida por um impacto, sua localização a cerca de 400 quilômetros a sudeste do centro da cratera poderia ajudar a melhorar nosso conhecimento sobre como os impactos formam crateras, de acordo com a publicação. Se isso foi causado pela cristalização desigual de um oceano de magma, então os cientistas vão querer entender por que e como isso ocorreu.

Recentemente, tem havido muita empolgação em relação à Lua, devido em parte ao fato de que a China conseguiu pousar a missão Chang’e 4 no lado mais distante da Lua, e porque os EUA estão trabalhando em maneiras de enviar novamente humanos à superfície lunar. E a pesquisa deixou claro que a bacia do Polo Sul-Aitken é um lugar muito interessante. Recentemente, os cientistas da missão Chang’e 4 encontraram evidências de material de manto na bacia, potencialmente lançados por outro impacto.

A Lua é um lugar muito estranho. Quem sabe o que vamos encontrar quando voltarmos?

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s